Apresentação

A Discoteca L.C. Vinholes se localiza no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (CA/UFPEL),

uma instituição federal de ensino superior situada no município de Pelotas, estado do Rio Grande do Sul. Criada em maio de 1992 pelo professor Mario de Souza Maia, e na ocasião vinculada ao Departamento de Artes e Comunicação, a Discoteca teve como objetivo inicial constituir um acervo fonográfico dirigido ao suporte acadêmico dos cursos de música. Atualmente, guarda cerca de 20 mil fonogramas em seu acervo, em suportes como discos de 78, 45 e 33 RPM, CD’s, MD’s, fitas magnéticas de rolo, em cartucho e K7, entre outros.

A partir de 2014 a Discoteca recebeu nome próprio, em homenagem ao compositor pelotense Luiz Carlos Lessa Vinholes, pioneiro da música aleatória no Brasil. Em retribuição, o patrono doou parte de seu acervo pessoal, compreendendo documentos, partituras, CD’s e LP’s, além de uma coleção de instrumentos musicais orientais. O acervo conta ainda com outras coleções, compostas por equipamentos de áudio recuperados do patrimônio da universidade e de fonogramas recebidos por doações particulares.

Desde 2015, a Discoteca compartilha espaço físico e estrutura administrativa com o Laboratório de Etnomusicologia (LabEt), constituído a partir da necessidade de um lugar para a criação e execução de projetos de pesquisa, extensão e ensino – sempre a partir das coleções da Discoteca, em uma estrutura acadêmica complementar à natureza da Discoteca enquanto acervo.

A equipe da Discoteca atua na constituição do tombo e catálogo eletrônico, para em breve disponibilizar o acesso público às informações sobre as coleções do acervo em plataforma digital.