Tutoriais e Guias

Esse espaço é destinado à divulgação de Tutorias e Guias sobre sistemas de gerenciamento de conteúdos. Os tutoriais são voltados a estudantes de jornalismo e visa trazer subsídios para práticas relacionadas ao Webjornalismo e à Comunicação Digital.

1. Tutorial BLOGGER

O Blogger é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo baseado na sistemática de weblogs. O sistema é de propriedade do Google e permite a criação gratuita de uma página de fácil edição que pode ser utilizada como diário pessoal e meio de produção jornalística.

Tutorial: tutorial-blogger

2. Tutorial WordPress

Sistema de Gerenciamento de Conteúdo com código aberto, desenvolvido por uma comunidade  de programadores.Um internauta com conhecimentos avançados em servidores pode instalar seu WordPress em um servidor próprio e configurá-lo de acordo com as suas necessidades. Além disso, o internauta pode criar páginas utilizando sistemas disponibilizados e administrados por empresas, com versões gratuitas e pagas.

Tutorial: tutorial-wordpress

3. Tutorial Infogram

Plataforma para criação de infográficos, representações visuais que facilitam a compreensão de conteúdo, muito utilizadas no jornalismo. Disponível em versão gratuita, que permite ao autor criar 10 infográficos e carregar 10 imagens, sem compartilhamento privado, download ou conexão em tempo real.

Tutorial: Tutorial-Infogram-versaofinal

4. Guia Aplicativos de Edição de Imagens e de Audiovisuais

Este Guia apresenta Aplicativos destinados à edição de Imagens e de Audiovisuais, os quais podem ser utilizados na produção jornalística.

Guia: Guia – Aplicativos-final

5. Guia Sistemas de Gerenciamento de Conteúdos

Este Guia apresenta indicações de Sistemas de Gerenciamento de Conteúdos, visando auxiliar a produção jornalística para a Internet.

Guia: Guia – SGCs