Prof. Dr. Sérgio Ricardo Strefling

Contato: srstrefling@gmail.com

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição (1987), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Aperfeiçoamento e pesquisa com bolsa do CNPq na Universidade de Pádova-Itália (2000). Pesquisa na Universidade de Pádova com bolsa da FAPERGS (2003). Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Luterana do Brasil (1992-2005). Cursou Teologia na Instituto Teológico São João Vianney e na PUCRS. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade do Porto em Portugal (2012-2013). Professor Adjunto do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Teologia da Pontifícia Univeridade Católica do Rio Grande do Sul (2000-2008). Assessor científico do Fundo Mackenzie de pesquisa. Membro da Societé Internationale pour lEtude de la Philosophie Médievale (SIEPM). Membro da Associação Brasileira de Estudos Medievais. Membro da Comissão Brasileira de Filosofia Medieval. Integrante do Grupo de Trabalho na Filosofia Medieval da ANPOF. Líder do grupo de pesquisa “Política Medieval”; cadastrado no CNPq. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas. Area de pesquisa: história da filosofia medieval. Temas principais: patrística, escolástica, argumento ontológico, metafísica, razão e fé, filosofia da religião, igreja e estado, papa, poder,política,soberania popular e totalitarismo. Autores mais estudados:Aristóteles, Agostinho, Anselmo, Tomás de Aquino e Marsílio de Pádua.