Prof. Dr. João Francisco do Nascimento Hobuss

Contato: joao.hobuss@gmail.com

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (1988), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), tendo feito estágio doutoral no Centre détudes sur la pensée antique kairos kai logos do Institut de Histoire de la Philosophie da Université de Provence, Aix-Marseille I, França (2002-2003), fazendo também parte da equipe de pesquisa do Instituto. É membro da Asociación Latinoamericana de Filosofia Antigua. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Historia da Filosofia Antiga, tendo publicado vários artigos na área, atuando principalmente nos seguintes autores e temas: Aristóteles, estoicos, ética, política, a discussão contemporânea acerca da liberdade da vontade e responsabilidade moral. Foi o fundador e Editor da Revista Dissertatio de Filosofia (1995-2010), QUALIS B1 CAPES, e é Editor-Chefe da Série Dissertatio de Filosofia. Publicou, dentre outros, os livros “Eudaimonia e auto-suficiência em Aristóteles”;, 2.ed., revisada e ampliada (2009), “Virtude e mediedade em Aristóteles”; (2009), “Ética das Virtudes”; (Org., 2011), “Introdução à História da Filosofia Antiga” (2014), e “Sobre Responsabilidade”; (Org., 2014). Realizou Pós-Doutorado na Université de Paris 1, Panthéon – Sorbonne. Foi Diretor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas. Coordenou o Mestrado em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas, área de concentração em Ética e Filosofia Política, de 2009 a 2013. Atualmente é Diretor do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da UFPel. É membro do GT Aristóteles/ANPOF.