Bacharelado em Filosofia

OBJETIVO GERAL (Bacharelado)

O objetivo principal do curso é formar pesquisadores na área de filosofia, capacitados a enfrentar com sucesso os desafios de sua futura vida profissional. Visa-se, com isso, o desenvolvimento da capacidade de compreender, analisar e interpretar as principais questões filosóficas.

Objetivos específicos
– Propiciar um conhecimento teórico geral sobre a Filosofia, sua história, períodos principais, escolas, tendências e respectivos expoentes (conhecer sobre filosofia);

– Caracterizar e aprofundar o conhecimento em torno dos problemas filosóficos fundamentais, pertencentes ao mundo prático e cotidiano e as perspectivas possíveis de interpretação (capacidade de aplicar a metodologia filosófica aos mais diversos temas);

– Capacitar o formando através dos conhecimentos metodológicos a atuar como pesquisador na área da filosofia;

– Contribuir para a capacitação textos em língua estrangeira.

PERFIL DO EGRESSO

O aluno deverá obter uma sólida formação de História da Filosofia, que lhe possibilite desenvolver a capacidade de compreender, analisar e interpretar os principais temas, questões e sistemas filosóficos, e de refletir criticamente acerca da realidade sócio-cultural em que se insere.
O egresso deverá desenvolver com competência a pesquisa filosófica, a partir do rigor da análise e da interpretação dos textos filosóficos relevantes.
O bacharel deverá ter a  capacidade de refletir sobre a prática investigativa, podendo contribuir no debate interdisciplinar.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome do Curso: BACHARELADO EM FILOSOFIA
Criado em: Setembro de 2005, tendo vigência a partir do primeiro semestre de 2006
Vagas oferecidas: 50
Habilitação: Bacharel em Filosofia
Turno de Funcionamento: Noturno
Modalidade: presencial
Carga Horária:
Formação específica:
Disciplinas Obrigatórias: 1904 horas
Formação Complementar
AC – Atividades Complementares – 400 horas
Formação Livre ou opcional: 480 horas
Total: 2784 Horas