Notícias
  • Divulgado edital dos Programas de Assistência Estudantil

    Os programas de assistência estudantil fazem parte do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) que apoia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior. O objetivo é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão. Não basta ingressar, tem que permanecer!

    Sabe do que se trata tais programas?

    PROGRAMA AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO: Garante alimentação no Restaurante Universitário (RU). Possui duas modalidades: Bolsa parcial (1 refeição por dia, de segunda a sexta-feira, exceto feriados) e Bolsa integral (Café da manhã, Almoço, Jantar e Ceia) essa modalidade é exclusiva dos moradores da Casa do Estudante ou dos estudantes que recebem Auxílio Moradia e a solicitaram.

    PROGRAMA AUXÍLIO TRANSPORTE: Tem por objetivo subsidiar o transporte dos acadêmicos até os locais de realização das aulas.

    PROGRAMA AUXÍLIO MORADIA: Objetivo deste programa é oferecer auxílio mensal aos estudantes de outros municípios e estados, para custeio de sua moradia em Pelotas.

    PROGRAMA AUXÍLIO DESLOCAMENTO: Visa subsidiar o transporte aos estudantes residentes em municípios compreendidos na faixa de até 150km de Pelotas.

    PROGRAMA PRÉ-ESCOLAR: Objetiva custear parte das despesas relativas à educação e cuidados com dependentes legais na faixa etária de 0 a 5 anos.

    Não bobeia, participe do processo. É direito!

    Mais detalhes de como participar estão disponíveis no edital de inscrição aqui no link: http://tinyurl.com/p69q3u6

  • Calendário Acadêmico dos calouros será definido dia 29/10

    O Calendário Acadêmico para os ingressantes de 2015/2 da UFPel estará sendo definido até o dia 29 de outubro, quando o Cocepe (Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão) volta a apreciar o assunto. O tema estava na pauta da reunião desta quinta-feira (15) do Conselho. Os conselheiros decidiram, em função de solicitações de estudantes que desejam discutir mais o assunto com seus colegiados, abrir período, até o dia 23, para os colegiados apresentarem alterações à proposta em debate. As sugestões devem ser enviadas para a Comissão de Graduação do Cocepe, portanto, até o dia 23, sexta-feira.

    Os novos alunos que por ventura encontrarem dificuldades em se instalar na cidade terão suas frequências flexibilizadas até o dia 23. De 26 de outubro a 6 de novembro, eles devem obrigatoriamente confirmar suas matrículas nos colegiados de curso. Quem não tiver problemas já pode confirmar a matrícula agora, também até o dia 6 de novembro.

    Nota:

    A posição do DCE no COCEPE foi definida no ultimo Conselho de Diretórios e Centros Acadêmicos que ocorreu ontem, quarta-feira, as 22h na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAUrb.

  • DCE promove Fórum sobre Segurança Pública

    unnamed

    O DCE UFPel realizou na última terça-feira (26/05) o I Fórum Estudantil da Segurança Pública. Os estudantes alí presentes puderam dar seus depoimentos e suas opiniões, e assim promover um debate construtivo junto às autoridades alí presentes. Foram levantadas inúmeras ideias e sugestões para que, somando forças, o caótico cenário da segurança pública em Pelotas, fruto das desigualdades sociais e da escassez de políticas públicas eficientes, possa ser revetido. eDtTYo3O

    O DCE certamente dará seguimento à este evento tão importante, e levará em conta todas as ideais sugeridas pelos estudantes para a melhoria e ampliação do Fórum.

  • DCE promove discussão sobre Combate à Homolesbotransfobia

    eDtTYo3OHoje, 17 de maio, é o Dia Internacional de Combate à Homolesbotransfobia. Nessa data, em 1990, a Organização Mundial da Saúde retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. Desde então, este dia se tornou símbolo da luta por direitos humanos, pela diversidade sexual e contra a violência e preconceito.

    O DCE UFPel aproveita a data para convidá-los a participar do I Simpósio de Combate às Opressões e Vulnerabilidades, que ocorrerá amanhã (18/05) às 18:00h, no Auditório Simón Bolivar (Prédio do Mercosul – Andrade Neves, 1529).

    A entrada é franca! Contamos com a sua presença!

  • DCE cobra melhorias em Assistência Estudantil

    eDtTYo3OO DCE esteve, na tarde de ontem (13/05), reunido com membros da Reitoria a fim de obter respostas sobre inúmeras demandas que foram requeridas desde o início da gestão. Dentre elas, foram priorizadas: retomada da reforma da CEU, construção da nova CEU, construção do RU no Campus Anglo, e abertura do RU nos finais de semana.

    – Retomada da reforma no 2º andar da CEU:

    Assim como divulgado pela CCS, a retomada da reforma do 2º andar da CEU está prevista para daqui a 40 dias úteis. A obra é de responsabilidade da proprietária do imóvel, e a redução deste prazo está sendo avaliada.

    – Construção da nova CEU e do RU no Anglo:

    Foi apresentado ao DCE o projeto arquitetônico do novo Condomínio Estudantil, e do Restaurante Universitário no Campus Anlgo, assim como os andamentos dos processos dessas construções. O pró-reitor de Planejamento e o coordenador de Obras e Planejamento Físico, relataram que o início da licitação das obras da nova CEU está previsto para setembro de 2015, e o do RU para julho de 2015. Foi assegurado que qualquer mudança nesses prazos, o DCE seria comunicado, podendo assim manter cientes todos os estudantes.

    – Abertura do RU nos finais de semana:

    Assim como proposto pela Novo Tempo, a abertura do RU nos finais de semana tem sido constantemente pautada. A equipe reitoral elogiou a proposta, e se comprometeu a realizar um plano piloto para averiguar a quantidade de refeição que seria demandada aos sábados e domingos. Assim, esses dados constariam no novo contrato de licitação para os serviços do Restaurante Universitário.

  • Reunião entre DCE e ADUFPel discute provável greve docente

    eDtTYo3OO DCE se reuniu com a ADUFPel nesta terça-feira (12/05), na sede da entidade docente. Além de apresentar a nova representação estudantil, foi discutida a situação dos professores na universidade, a greve, e como isso afeta a comunidade acadêmica.

    Informativo:

    A ADUFPel é favorável a greve nacional e as pautas, tanto em nível local como nacional, são as seguintes:

    – Carreira docente;
    – Condições de trabalho;
    – Autonomia universitária;
    – Acesso e permanência.
    – Contra o corte de verbas da Educação;
    – Contra medidas que acarretam perdas de direitos trabalhistas.

    O DCE ainda não possui um posicionamento sobre o tema enquanto gestão, pois não havia se reunido com a ADUFPel. A gestão Novo Tempo vai se reunir e trazer um posicionamento à toda a comunidade acadêmica.

    Mais informações:
    Página ADUFPel – facebook.com/ADUFPel
    Site ADUFPel – http://www.adufpel.org.br/

  • Nota de apoio

    O Diretório Central dos Estudantes vem, por meio desta nota, demonstrar total apoio ao movimento de paralisação do curso de Odontologia, que irá ocorrer nos dias 28 e 29 de abril.  A sobrecarga da esterilização e a falta de materiais são altamente prejudiciais ao ensino, bem como o atendimento dos pacientes. Somos solidários às suas reivindicações, acreditamos que juntos somos mais fortes e capazes de trazer tempos melhores para nossa universidade.

  • Empossado no DCE, Novo Tempo cobra melhorias na UFPel

    eDtTYo3O

    A coordenação geral do DCE esteve reunida com a reitoria da UFPel nessa sexta dia 17 de abril. Além de apresentarmos a nova gestão e empossar os conselheiros superiores, levantamos algumas questões que tem afetado a comunidade acadêmica. Questões que foram muito levantadas pelos estudantes durante as eleições enquanto passávamos nas salas de aula.

    Sobre o problema que tem sido os horários de funcionamento das bibliotecas nos campi, cobramos que estagiários que estarão em vigência, a partir de junho, sejam disponibilizados para auxiliar no trabalho nesse setor. No total serão 40 estagiários que começarão a atuar nas bibliotecas a partir do mês de junho, o que acarretará num aumento considerável no horário de funcionamento das mesmas.

    Cobramos e continuaremos cobrando que o Restaurante Universitário abra para todos também nos finais de semana e feriados com café da manhã inclusos. O orçamento da união ainda não foi aprovado este ano, portanto uma resposta definitiva foi inviável, mas uma nova reunião está marcada para tratarmos desta questão. Ainda sobre o restaurante, estamos pleiteando, em medida de urgência, a locação de um novo prédio que seja maior e que comporte mais estudantes. Pautamos sim e continuaremos pautando a construção de um RU da UFPel que seja adequado e comporte a todos, mas por enquanto precisamos dar soluções imediatas às filas que maltratam a todos nós diariamente.

    Acompanharemos de perto a qualificação de espaços no Campus Capão do Leão, que não dispões de cantina e xerox adequados. Foi proposta de campanha acompanhar de perto e fazer com que, ainda este ano, que os estudantes do Capão disponham de um local digno para refeição, bancos e serviços gerais como o próprio xerox já listado. O mesmo processo licitatório ocorre no Campus Anglo.

    Mais em: http://tinyurl.com/kbtma6c