Projetos de Pesquisa

Nome do Projeto: Tendências Epistemo-metodológicas da produção acadêmica em Artes Cênicas

Nome do Coordenador responsável: Eleonora Campos da Motta Santos

Descrição do Projeto: Projeto objetiva desenvolver discussão sobre a produção acadêmica em Artes Cênicas tomando como referências e replicando estudos relativos a autoavaliações da produção interna campo acadêmico das Artes, no geral, e das Artes Cênicas, em específico. É também um foco desenvolver discussão sobre parâmetros teóricos e metodológicos das produções desde o nível de graduação, a exemplo do desenvolvimento de estudos sobre as produções de TCC, seu formatos, modelos, tipos de documento e estruturas, no intuito de manter em pauta reflexões atualizadas a respeito dos protocolos, parâmetros e critérios de avaliação da produção científica e artística, na direção de se consolidar tais pontos no âmbito de uma terceira via: a produção acadêmica em Artes e Artes Cênicas.

Contato do Projeto e/ou responsável: Eleonora Campos da Motta Santos (eleonoracamposdamottasantos2@gmail.com)

IMG_20160512_175929965    IMG_20160512_174105176

Nome do Projeto: Folguedos e Danças Folclóricas Marginais do e no Rio Grande do Sul

Nome do Coordenador responsável: Thiago Silva de Amorim Jesus

Descrição do Projeto: O presente projeto comporta uma investigação científica cujo interesse é mapear, registrar a difundir asexpressões folclóricas de folguedos e danças do Rio Grande do Sul que escapam à cultura dominante,mas que se constituem como espaços e linguagens folclóricos representativos da cultura popular doEstado. A ação visa realizar um diagnóstico de coletivos culturais marginais do RS, em especial, ascomunidades litorâneas, quilombolas e indígenas, assim como outros focos que sejam ambientesrepresentativos de produções artísticas folclóricas em danças e folguedos. Tal investigação se dará pormeio de pesquisa teórica e de campo, assim como produção científica e publicações dos resultadosobtidos, ao longo do período de sua realização.

Contato do Projeto e/ou responsável: Thiago Silva de Amorim Jesus (thiagoufpel@gmail.com) / folcloredemargem@gmail.com

Blog do Projeto: www.folcloredemargem.blogspot.com

Nome do Projeto: Ensino Contemporâneo de Dança na Educação Básica: pedagogias possíveis

Nome do Coordenador responsável: Josiane G. Franken Corrêa

Descrição do Projeto: Projeto de Pesquisa que aborda a produção de conhecimento e os processos de ensino e aprendizagem da Dança na escola contemporânea brasileira em relação aos movimentos artísticos para além do território escolar.  Como principais objetivos estão: contextualizar o ensino de Dança na Educação Básica a partir de estudo histórico e legislativo sobre o tema, pesquisar possibilidades didáticas e metodológicas para o ensino de Dança na escola; e estudar o movimento artístico da Dança na contemporaneidade e suas características artístico-pedagógicas. A investigação está sendo desenvolvida através de pesquisa teórica e de campo,  e seus resultados são divulgados por meio de produção científica e publicações, ao longo do período de sua realização.

Contato do Projeto e/ou responsável: Josiane G. Franken Corrêa (josianefranken@gmail.com)

Blog do Projeto: https://ensinodedancanaescola.wordpress.com/

Nome do Projeto: Corpografias do Processo de Criação Artístico

Nome do Coordenador responsável: Débora Allemand

Descrição do Projeto:projeto trabalha com o método da cartografia, aliando-a aos processos de criação artísticos, tendo, assim, caráter teórico-prático. Entende-se que este método permite relacionar arte e ciência de uma forma mais flexível e contemporânea, possibilitando que a arte se estabeleça com demonstração científica através do conhecimento encarnado na experiência. Transformando as formas dualistas de enxergar o sujeito, entre o racional e o irracional, diluem-se as fronteiras entre arte e ciência. A cartografia como método diferencia-se das metodologias tradicionais, pois segue em busca de experimentar um processo e não de representar um objeto. Para isso, exige que o pesquisador e o campo de pesquisa encontrem-se, dissolvam-se, produzindo o material de pesquisa e não coletando. Não se pretende validar ou reprovar determinada situação e sim atentar para o que pede passagem, devorando tudo aquilo que causa experiência ao pesquisador. O objetivo geral da pesquisa é compreender de que forma a metodologia da cartografia pode auxiliar nos processos de pesquisa e acompanhamento da criação em arte.

Contato do Projeto e/ou responsável: Débora Allemand (deborallemand@hotmail.com)