Projetos de Extensão

Nome do Projeto: Caminhos da Dança na Rua

Nome do Coordenador responsável: Carmen Anita Hoffmann

Descrição do Projeto: Experimentações de dança no espaço urbano. Diálogos entre a cena e o cotidiano da cidade.

Contato do Projeto e/ou responsável: Débora Allemand (deborallemand@hotmail.com)

Projeto Caminhos da Dança na rua

Caminhos da dança no Porto de Pelotas.

Créditos: Débora Allemand

Nome do Projeto: Poéticas da Diferença

Nome do Coordenador responsável: Eleonora Campos da Motta Santos

Descrição do Projeto: Projeto de Extensão que desenvolve atividades de dança, atualmente, junto à instituições como o CASE – Centro de Atendimento à Saúde Escola – Prefeitura Municipal de Pelotas e APAJAD – Associação de Pais e Amigos de Jovens e Adultos com Deficiências. Tem por objetivo propor ações que promovam a ressignificação de características e capacidades individuais na dança oportunizando que sejam percebidas como novas e outras potencialidades corpóreas e criativas. É um projeto que tem interesse em ampliar e diversificar os públicos envolvidos.

Contato do Projeto e/ou responsável: Eleonora Campos da Motta Santos (eleonoracamposdamottasantos2@gmail.com)

11158929_685035364940604_17631782_o 12122396_824089321047627_7513107705303416564_n 11153595_685048271605980_1460285521_o

Nome do Projeto: Núcleo de Folclore da UFPel (NUFOLK)

Nome do Coordenador responsável: Thiago Silva de Amorim Jesus

Descrição do Projeto: O Núcleo de Folclore da UFPEL é um projeto de extensão universitária que se caracteriza pela vivência,investigação, promoção e difusão das manifestações populares do Brasil, especialmente de dança emúsica, e que vislumbra também o intercâmbio cultural e a valorização da cultura popular nacional na suaperspectiva de patrimônio imaterial.

Objetivo Geral: Vivenciar,investigar, promover e difundir asmanifestações populares do Brasil, estimulando a tolerânciaàs diferenças, o intercâmbio entre etnias e culturas, odesenvolvimento da autoestimacidadã e a cooperação pelapaz, através da dança e da música folclóricas nacionais.

Objetivos Específicos: Criaro Núcleo de Folclore da UFPEL; Iniciarotrabalho de investigação e vivências práticas do folclore dasdiferentes regiões do Brasil, especialmente de dança emúsica; Abrirespaço para a apropriação e produção deconhecimento em folclore, na perspectiva de sua expressãona contemporaneidade (estilização, projeção e parafolclore); Promovero intercâmbio cultural mediante a realização deeventos e viagens; Estimulara preservação do patrimôniocultural imaterial nacional; Estreitarlaços com a comunidadeuniversitária e comunidade regional a partir da realização deeventos, apresentações, ensaios abertos e outras atividades.

Arespeito do conceito de Folclore, a Carta do Folclore Brasileiro,emitida pela Comissão Nacional de Folclore em 1951 e relidaem 1995, traz o seguinte: Folclore é o conjunto das criaçõesculturais de uma comunidade, baseado nas suas tradiçõesexpressas individual ou coletivamente, representativo de suaidentidade social. Constituem-sefatores de identificação damanifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade,dinamicidade, funcionalidade. Ressaltamos que entendemosfolclore e cultura popular como equivalentes, em sintonia como que preconiza a UNESCO.

Compreendendo a necessidade de pesquisar, registrar e divulgar asmanifestações folclóricas da cultura nacional, bem comopromover o intercâmbio cultural, acredita-seque aUniversidade Federal de Pelotas tem condições de assumir umpapel protagonista nesse cenário e, mediante taisconsiderações acima mencionadas, considera-sejustificada a atuação doNúcleo de Folclore da UFPEL – NUFOLK.

Contato do Projeto e/ou responsável: Thiago Silva de Amorim Jesus (thiagoufpel@gmail.com) / nufolk@ufpel.edu.br

Site do Projeto: http://wp.ufpel.edu.br/nufolk/

Nome do Projeto: COREOLAB – Laboratório de Estudos Coreográficos

Nome do Coordenador responsável: Josiane G. Franken Corrêa

Descrição do Projeto: Projeto de Extensão  que atua junto à comunidade pelotense na formação de público para as Artes, especialmente para a Dança. Tem como principais objetivos:

– Ser um disparador de ações artísticas, no qual são levadas apresentações de Dança, oficinas e mediações culturais em diferentes espaços: escolas, largos, praças, clubes, auditórios, entre outras possibilidades;

– Atuar no aperfeiçoamento de trabalhos coreográficos dos alunos do curso de Dança – Licenciatura, através de orientação por parte dos professores do curso, realizando atravessamentos com a pesquisa e o ensino na Universidade;

– Oferecer à comunidade oficinas de Dança, que são organizadas conforme demanda semestral ou anual;

– Auxiliar os participantes a refletir, questionar e aprimorar os seus processos artísticos, assim como propor diferentes estratégias coreográficas e métodos de composição nos trabalhos em andamento;

– Aproximar os produtores artísticos e a comunidade local do espaço acadêmico;

– Divulgar o Curso de Dança – Licenciatura na comunidade pelotense;

– Realizar encontros de pesquisa que buscam relatar e refletir sobre as práticas vivenciadas no Projeto.

Todas as ações do projeto buscam o acesso livre, gratuito e democrático, envolvendo diferentes públicos, conforme a ação realizada.

Contato do Projeto e/ou responsável: Josiane G. Franken Corrêa (josianefranken@gmail.com)