Lab. de pesquisa

PROJETOS DE PESQUISA

 

PROJETO: A História da Hotelaria em Pelotas na Primeira Metade do Século XX.

ENVOLVIDOS: Dalila Müller

OBJETIVO GERAL: Traçar a história da hotelaria em Pelotas na primeira metade do século XX, visando identificar o crescimento ou retração desta atividade na cidade, bem como os serviços oferecidos e atividades realizadas nos mesmos.

RESUMO: O presente projeto visa traçar a história da hotelaria em Pelotas na primeira metade do século XX. Este projeto busca resgatar elementos essenciais para a reconstrução da memória da cidade, uma vez que os hotéis se caracterizaram como locais de hospedagem e de sociabilidade urbana. No final do século XIX e início do século XX Pelotas se destacou pelo seu progresso econômico, urbano e sócio-cultural e pelas atividades de lazer, possuindo fama de riqueza, prosperidade e intelectualidade, porém, na década de 1930 Pelotas começa a perder sua hegemonia econômica, política, social e cultural e sua importância no cenário estadual. Desse modo, trabalha-se com a hipótese de que a hotelaria reflete o contexto sócio-econômico no qual está inserida, ou seja, apresenta um desenvolvimento durante os períodos de auge da economia de Pelotas e declina quando a cidade entra em crise. A pesquisa consistirá numa pesquisa histórica, sendo a coleta de dados realizada através de pesquisa documental e bibliográfica e de história oral.

PROJETO: A Pesquisa Acadêmica na Área de Turismo no Rio Grande do Sul no Período 2000-2010.

ENVOLVIDOS: Tania Elisa M. Garcia (Coord.); Dalila Müller; Dalila Rosa Hallal; Maria da Graça Gomes Ramos; Carmen M. Nunes da Rosa; Deisi Mari Pereira Silveira; Rita Gabriela Araújo Carvalho.

OBJETIVO GERAL: Analisar a pesquisa científica, na área de turismo, realizada em instituições de Ensino Superior do RS, no período de 2000 a 2010.

RESUMO: A produção do conhecimento, em boa parte, é realizada dentro das universidades, constituindo-se em uma das três funções básicas dessas instituições, ou seja, ensino, pesquisa e extensão. Desse modo, as mesmas vêm desempenhando importante papel em produzir e cultivar o conhecimento e colocando-o à disposição da sociedade.A discussão sobre a pesquisa, como em todas as áreas do conhecimento, também se faz necessária na área de Turismo, tanto para aprimoramento da área como para a atualização da mesma.Desse modo, nasce a presente investigação que se propõe a pesquisar a configuração da pesquisa em Turismo no RS, no período de 2000 a 2010. Para alcançar os objetivos propostos será utilizada pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa em sites das instituições visita as instituições e questionário via correio eletrônico para obtenção dos dados foco da pesquisa.

PROJETO: Competitividade Turística das Variáveis “Atrativos Turísticos” no Destino Pelotas/RS.

ENVOLVIDOS: Caroline Ceretta (Coord.); Laura Rudzewicz; Urania Pereira Sperling; Dalila Müller; Dalila Rosa Hallal; Fabiano Fritzen; Charlene Del Puerto; Julia Sulzbach Pereira.

OBJETIVO GERAL: Analisar a variável “atrativos turísticos de Pelotas/RS”, contemplada no documento referencia “Estudo de competitividade do destino Pelotas-RS” e oportunizado pelo Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério de Turismo, aos integrantes do Grupo Gestor de Turismo de Pelotas.

RESUMO: Nos últimos anos, nota-se um acentuado número de discussões em volta do tema Turismo, preconizando a intenção de muitos à sua prática e concepção. Para tanto, a gestão da atividade necessita acontecer tanto em termos teóricos como práticos. No processo de gestão do turismo no âmbito público ou privado, a presença de atrativos turísticos confirma a possibilidade de um espaço ou destino ser turístico. Estes, tanto naturais como culturais, tem na gestão pública ou privada a base de sua existência e, portanto, é significativo, a conservação, preservação e manutenção do patrimônio que será explorado. Metodologicamente, a investigação contempla a fase exploratória e a fase descritiva. A investigação da variável “atrativos turísticos”, vai de encontro a necessidade de consolidar o desenvolvimento do turismo no destino Pelotas/RS, reconhecido oficialmente pelo Ministério de Turismo. A presença do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPEL no processo investigativo dará a oportunidade de reunir docentes e discentes para discutir, avaliar um dos maiores indicadores de viabilidade turística quer seja natural, quer seja cultural. Essa proposta também servirá de laboratório prático para envolver os discentes a realidade de seu entorno habitual, muitas vezes, debatido somente em sala de aula.

PROJETO: Espaços de Sociabilidade em Pelotas no Século XIX (1870-1899).

ENVOLVIDOS: Dalila Müller (Coord.); Carmen Maria Nunes da Rosa; Guilherme de Oliveira Lopez de Ávila.

OBJETIVO GERAL: Analisar os espaços de sociabilidade construídos e utilizados pela sociedade pelotense no final do século XIX, verificando as principais atividades desenvolvidas nestes espaços e o comportamento coletivo nesses locais.

RESUMO: O presente projeto visa identificar os espaços de sociabilidade em Pelotas na segunda metade do século XIX. Neste século Pelotas se destacou através das charqueadas. Os charqueadores, devido à curta safra do charque e a utilização de mão-de-obra escrava nas charqueadas, desenvolveram uma intensa vida cultural e social na cidade. Desse modo, Pelotas se destacou pelo seu progresso econômico, urbano e sócio-cultural e pelas atividades de entretenimento, possuindo fama de riqueza, prosperidade e intelectualidade. Considera-se que estes espaços de sociabilidade representam a sociedade de então, ou seja, a partir da análise da sociabilidade, pode-se analisar o comportamento dos pelotenses na época estudada. Para desenvolver esta análise as principais fontes de informação serão o jornal Diário do Rio Grande de Rio Grande (1870-5) e os jornais de Pelotas (a partir de 1875). Os materiais jornalísticos serão analisados através da perspectiva teórica da representação.

PROJETO: Lagoas Costeiras II – Linha de Ação: Turismo.

ENVOLVIDOS: Laura Rudzewicz (Coord.); Jéssika dos Santos Garcia (Bolsista).

OBJETIVO GERAL: Caracterização do uso real e potencial turístico dos recursos hídricos dos Municípios de Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul, Rio Grande do Sul, tendo como foco a gestão sustentada das lagoas costeiras e utilização racional dos recursos hídricos.

RESUMO: O presente projeto vem integrar as atividades previstas no Projeto Lagoas Costeiras II, no intuito de dar continuidade aos trabalhos já realizados, contribuindo para o conhecimento, a valorização dos recursos naturais e o planejamento para a sustentabilidade ambiental de mais um trecho da Planície Costeira Sul brasileira, considerada uma região de extrema a alta importância biológica, devido a sua grande extensão territorial e a alta diversidade de ecossistemas aquáticos e terrestres (MMA, 2000). Os municípios alvo, Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul, situam-se a norte dos trabalhados anteriores e possuem uma população de aproximadamente 36.000 habitantes. Entre as principais atividades econômicas destes municípios estão o cultivo de arroz, a agropecuária e os serviços, incluindo intensa atividade de turismo e lazer no período de verão. Tendo em vista que o “contato com a natureza” é uma das principais motivações de viagens da sociedade atual e que o meio ambiente é a “matéria-prima” da atividade turística (RUSCHMANN, 2000), este projeto busca oferecer subsídios a essas comunidades para o desenvolvimento adequado das práticas turísticas, de forma que os recursos naturais e culturais da região sejam preservados e valorizados através do turismo. Assim, a educação ambiental será tema transversal no âmbito do Projeto Lagoas Costeiras II, entendendo-a como importante ferramenta para a tomada de consciência ambiental da sociedade e para a sustentabilidade ecológica no turismo (XAVIER, 2002).

PROJETO: O Estudo da Gastronomia das Etnias que Compõem o Legado Cultural de Pelotas e sua Inserção na Cadeia Produtiva do Turismo.

ENVOLVIDOS: Caroline Ciliane Ceretta (Coord.); Kelly Lameiro Rodrigues (Faculdade de Nutrição);

Caroline Correa; Camila de Aguiar; Ediana Karnopp; Maiara Dorneles Minuzzi; Fernanda Demoliner.

OBJETIVO GERAL: Realizar um estudo investigativo sobre as culinárias das etnias que compõem o legado cultural de Pelotas, bem como sua possibilidade de inserção na cadeia produtiva do turismo regional.

RESUMO: O turismo reflete atualmente, a evolução da sociedade contemporânea e evidencia múltiplas facetas em suas diversas inserções nos destinos que possuem atrativos naturais e culturais. Sua segmentação momentanea permite investigações detalhadas em diversas áreas evidenciando com isso, o esforço de comprovar os efeitos decorrentes de sua prática. Como parte da cadeia produtiva do turismo, a gastronomia regional é um aspecto de evidência compósita, capaz de reunir, alem dos elementos cultura, história, patrimônio, gastronomia, sociedade, elementos de valorização, memória, e também de desenvolvimento econômico na localidade ou espaço investigado. Diante disso, este estudo limita-se, territorialmente no município de Pelotas, a qual está inserida na Região Turística Costa Doce, no Sul do Estado do Rio Grande do Sul. Teoricamente, aborda as temáticas envolvendo turismo, cultura e gastronomia, dos quais se destacam alguns autores como Schlüter (2003), Barretto (2002) e Beni (2006). A metodologia pretende se utilizar da pesquisa exploratória e descritiva. A coleta de dados abrangerá bases primárias e secundárias de informações. Como procedimento para obter informações qualitativas, o estudo poderá ter a abordagem direta ao entrevistado, utilizando o grupo de foco. O estudo também contemplará a etapa conclusiva identificada como pesquisa conclusiva. O resultado do trabalho que está sendo projetado deverá oferecer contribuições de natureza científica, social, cultural e econômica, evidenciado pela predisposição compósita do setor de turismo.


PROJETO: Produção Acadêmica em Turismo: Monografias do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas (2004 a 2011).

ENVOLVIDOS: Laura Rudzewicz (Coord.); Ivaneli Schreinert dos Santos; Aline Dummer Leitzke.

OBJETIVO GERAL: Mapear, sistematizar as informações e caracterizar todas as monografias produzidas no Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel durante os onze anos de sua existência (2000 – 2011), desde as primeiras monografias defendidas no ano de 2004 até o presente ano.

RESUMO: A pesquisa acadêmica em Turismo tem se fortalecido no Brasil nos últimos anos, mostrando que este começa a ser visto como um sério campo de estudos científicos, conforme Rejowski (1996). Nesta mesma obra, a autora recomenda a criação e acompanhamento de banco de dados das publicações científicas em Turismo produzidas por instituições brasileiras de ensino superior, de forma a contribuir para a compreensão e evolução da pesquisa científica nesta área do conhecimento. Para isso, se faz necessário a caracterização das monografias, além de dissertações, teses, artigos, entre outros, buscando delinear, em cada Instituição de Ensino Superior, as tendências e as lacunas da pesquisa em Turismo, que possam vir a contribuir para o mapeamento e aprofundamento da produção científica em nível regional e nacional. Dessa forma, verifica-se a pertinência da sistematização dos dados referentes a produção científica realizada durante os onze anos de existência do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel (2000 – 2011), buscando identificar e caracterizar os trabalhos monográficos defendidos pelos discentes entre os anos de 2004 e 2011, visualizando assim a contribuição das pesquisas desenvolvidas pela instituição frente ao avanço do conhecimento científico em Turismo no Brasil.

PROJETO: Teatro Guarany: histórias e memórias.

ENVOLVIDOS: Dalila Müller (Coord.); Dalila Rosa Hallal; Carmen Maria Nunes da Rosa; Júlia Sulzbach Pereira; Márcia Viliane de Ávila Lopes.

OBJETIVO GERAL: Analisar a trajetória do Teatro Guarany, a partir da sua fundação em 1921, relacionando-a com o desenvolvimento da cidade de Pelotas, analisando a importância deste espaço para a sociabilidade da sociedade pelotense.

RESUMO: Este projeto visa analisar a trajetória histórica do Teatro Guarany em Pelotas desde a sua construção, na década de 1920 até os dias atuais. O Teatro Guarany foi inaugurado em 30 de abril de 1921 com a apresentação da ópera “O Guarany” de Carlos Gomes. Desde então, o Teatro tem sido palco, não só de apresentações teatrais, mas de cinema e local de eventos que se desenvolvem na cidade de Pelotas. Em vista desta diversidade de atrações que vem se desenvolvendo neste espaço e do fato de comemorar 90 anos de existência em abril de 2011, busca-se evidenciar a história de vida do teatro, bem como destacar as principais atividades desenvolvidas e as interrelações que se davam no interior do teatro.