Corpo Docente

QUADRO DOCENTE

O Curso de Bacharelado em Turismo conta com docentes dos Departamentos de Turismo (DTur) e de Administração (DAdm) da Faculdade de Administração e de Turismo; dos Departamentos de Antropologia e Arqueologia (DAA), de Geografia (DEGEO) e de Economia (DECON) do Instituto de Ciências Humanas; do Departamento de Matemática e Estatística (DME) do Instituto de Física e Matemática; e, do Centro de Letras e Comunicação (CLC).

Diretora da Faculdade de Administração e de Turismo

Simone Portella Teixeira de Mello

E-mail: sptmello@gmail.com

Simone Mello é Mestre em Administração pelo PPGA-UFSC, Doutora em Educação pelo PPGEDU – UFRGS e Pós-Doutora em Administração pelo PPGA – UFSC. É Avaliadora do INEP – MEC e Colaboradora da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP – Ministério do Planejamento. Seus interesses de pesquisa concentram-se na área de administração pública, gestão de pessoas, desenvolvimento gerencial e de equipes, competências e gestão por competências. Atualmente é professora associada e Diretora da Faculdade de Administração e de Turismo da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, RS.

Vice Diretor  da Faculdade de Administração e de Turismo

Edar da Silva Añaña

E-mail: edaranana@gmail.com

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) (http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/15017), com estágio doutoral no Instituto de Turismo da Universidade de Economia e Administração de Viena-Áustria (Wirtschaftsuniversität Wien); Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001); e graduação em Administração pela Universidade da Região da Campanha (1986). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas (RS), Professor Permanente do PPGA/FURG (RS) e Professor Convidado do PPGTH/UNIVALI (SC).

Coordenadora do Colegiado do Curso de Bacharelado em Turismo

Gisele Silva Pereira

E-mail: gisele_pereira@hotmail.com

Bacharel em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul/RS, Especialista em Gestão de Marketing pela Universidade Católica de Pelotas/RS, Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul/RS e Doutora em Hospitality, Leisure and Tourism Management pela Oxford Brookes University/Inglaterra. Atualmente é professora no curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas/RS e colaboradora em projetos de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul/RS e em Arquitetura e Urbanismo da UFPel.

Atualmente, os docentes lotados no Departamento de Turismo são apresentados a seguir:

Professores do Curso de Bacharelado em Turismo:

Andyara Lima Barbosa

E-mail: andyaraviana@yahoo.com.br

Graduada em Turismo pela PUC/RS e em Didática e Pedagogia Esquema I pela Faculdade de Formação de Professores São Judas Tadeu de Porto Alegre/RS; aperfeiçoamento em Planejamento e Marketing Turístico pela BAHIATURSA/SUDENE/SEPLANTC e em Gestão Universitária pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC/RS; especialização em Marketing pela ESPM/RS; mestre e doutora em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR – UNISC/RS. Atua como professora adjunta da Faculdade de Administração e Turismo da UFPEL. Por 15 anos atuou como professora assistente da UNISC/RS e por 03 anos na Faculdade de Tecnologia La Salle Estrela/RS, acumulando experiências praticas relevantes nas áreas de gestão pública do turismo, organização de eventos, marketing em hospitalidade, hotelaria e restaurante, pesquisas de opinião e pesquisas acadêmica, além de conhecimento teórico e empírico no turismo rural e desenvolvimento regional do turismo. Já atuou como coordenadora de cursos de graduação e especialização em turismo e hotelaria.

Caroline Ciliane Ceretta

E-mail: carolineceretta@gmail.com

Graduada em Turismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2002) e mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (2005). Atou na Escola Castelli de Hotelaria de Canela – RS, no ano de 2003 como assistente de comunicação. Foi docente convidada do SENAC nas Unidades de Santa Cruz do Sul e Lajeado – RS de 2002 a 2007, com capacitação nos cursos de atendimento de bares, restaurantes, eventos e comportamento social. Atuou como docente e coordenadora dos Cursos de Bacharelado em Turismo do Centro Universitário UNIVATES e do Curso de Graduação em Turismo do Centro Cenecista de Farroupilha – CESF. Foi coordenadora e professora dos Cursos de Gastronomia Gaúcha e de Gastronomia Internacional do Centro Universitário UNIVATES de 2004 a 2008. De 2008 a 2009 foi diretora da Profissional Tchê – Cursos e Eventos com sede em Porto Alegre, RS. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase nas áreas de Turismo Rural, Gestão de Eventos; Agência de Viagens e Turismo; Fundamentos e Economia do Turismo, Gastronomia; Alimentos & Bebidas; Política e Gestão do Turismo e Turismo no Espaço Rural. Os projetos de pesquisa compreendem a área de Gastronomia e de Atrativos Turísticos. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós- Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e investigadora na linha de pesquisa: Dinâmicas sócio-ambientais e estratégias de desenvolvimento rural; A perspectiva teórica enfatiza aspectos ligados ao desenvolvimento territorial.

Dalila Müller

E-mail: dalilam2011@gmail.com

Possui doutorado em História pela UNISINOS (2010), mestrado em Turismo pela UCS (2004), especialização em Gestão Empresarial pela FGV, graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2000) e graduação em Ciências Domésticas pela Universidade Federal de Pelotas (1992). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: história do turismo e da hotelaria e lazer e sociabilidade.

Dalila Rosa Hallal

E-mail: dalilahallal@gmail.com

Possui graduação em Ciências Domésticas pela Universidade Federal de Pelotas (1992), mestrado em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (2004), mestrado em Economia Domestica pela Universidade Federal de Pelotas (1996) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em História do Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: história do turismo e do ensino superior em turismo; turismo e inclusão social; patrimônio; e hospitalidade.

Laura Rudzewicz

E-mail: laurar.turismo@gmail.com

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS/ 2006), Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/ 2003) e Especialista em Manejo de Recursos Hídricos pela Universidade de Caxias do Sul (UCS/ 2009). Atua como professora adjunta (Classe C) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), na Faculdade de Administração e de Turismo (atualmente em afastamento para qualificação doutoral). Está vinculada como pesquisadora colaboradora no Grupo de Pesquisa Turismo, Planejamento Participativo e Educação (UFRGS) e no Laboratório da Paisagem (PAGUS/ UFRGS). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase na interface Turismo e Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo e águas, turismo e paisagem, ecoturismo, unidades de conservação, planejamento do turismo.

Maria da Graça Gomes Ramos

E-mail: mggramos@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) , mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1981), possui graduação em Ciências Domésticas pela Universidade Federal de Pelotas, Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, turismo, Políticas Públicas de Educação superior, universidade e pós-graduação.

Nara Nilceia da Silva Santos

E-mail: narocasantos@hotmail.com

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande (1994), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Gestão da Cultura e do Patrimônio – Universitat de Barcelona (2016). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento turístico, sistema de informação geográfico, modelagem urbana, tecnologia da informação e turismo e turismo urbano.

Tania Elisa Morales Garcia

E-mail: tanisa@uol.com.br

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1981) e Bacharela em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Pelotas (1978). Foi diretora da Faculdade de Adinistração e de Turismo da UFPel, no período de junho de 2006 a janeiro de 2011. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas. Atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior e formação profissional, turismo, áreas especificas da administração e história da educação.