Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início do conteúdo
Governança de TI

 “Governança de TI é o conjunto estruturado de políticas, normas, métodos e procedimentos  destinados a permitir à alta administração e aos executivos o planejamento, a direção e o controle da utilização atual e futura de tecnologia da informação, de modo a assegurar, a um nível aceitável de risco, eficiente utilização de recursos, apoio aos processos da organização e alinhamento estratégico com objetivos desta última.” (Voto do Ministro Relator Aroldo Cedraz, do TCU – Acórdão 2308/2010 – Plenário)

O objetivo da governança corporativa de tecnologia de informação (GovTI), é garantir que o uso da TI agregue valor ao negócio da organização, com riscos mitigados e aceitáveis.

A Governança TI também busca assegurar que as ações de TI estejam alinhadas com o negócio da organização, agregando-lhe valor; medir o desempenho da área de TI, alocar propriamente os recursos e mitigar os riscos inerentes; dirigir e controlar as iniciativas de TI nas organizações para garantir o retorno de investimentos e a adoção de melhorias nos processos organizacionais.

A necessidade de Governança de TI na UFPel surgiu após reiteradas fiscalizações do Tribunal de Contas da União (TCU), Corregedoria Geral da União (CGU) e Advocacia Geral da União (AGU) que apontaram, dentre inúmeras medidas a necessidade de maior controle pela área de TI.

“Governança não controla diretamente tarefas executivas. Controla se há controles sobre as tarefas executivas, monitorando-os e adotando medidas corretivas sob certas situações de risco pré-definidas. ” (PACHECO, André Luiz Furtado, Curso Avançado de Licitação em TI, 2012, pg. 3)