Tema institucional da UFPel é disponibilizado como Software Livre

A Coordenação de Tecnologia da Informação disponibilizou publicamente esta semana o tema UFPel 2016 para WordPress, possibilitando a outras instituições que utilizam esta plataforma de hospedagem de sites a aplicação de um layout semelhante aos websites institucionais da UFPel. No WordPress, o “tema” é um conjunto de arquivos de programação e layout que interagem com o núcleo do WordPress para definir as características visuais do site.

O tema institucional da UFPel começou a ser desenvolvido em 2013, por uma equipe formada por servidores da CCS e CTI, e acadêmicos dos cursos de Computação e Design da UFPel. Em fevereiro de 2014 o tema foi disponibilizado aos usuários do WordPress Institucional UFPel e, desde então, vem sendo constantemente atualizado com melhorias e novos recursos, desenvolvidos especialmente para atender demandas de unidades acadêmicas e administrativas da Universidade.

A motivação para tornar público esse trabalho surgiu após reiteradas manifestações de interesse, por parte de outras instituições, pelo layout utilizado no Portal UFPel e nos websites institucionais.

O tema UFPel 2016 incorpora todos os recursos atuais do tema institucional, com opções adicionais de personalização que possibilitam sua aplicação fora do âmbito da UFPel, como o logo do cabeçalho e o menu da barra superior configuráveis pelo usuário.

O trabalho está sendo distribuído como software livre, nos moldes da Licença Pública Geral GNU (“GNU General Public License”), versão 2, que regulamenta a cópia, distribuição e modificação dos arquivos.

O tema UFPel 2016 está disponível para download em wp.ufpel.edu.br/sobre/tema-ufpel-2016

Publicado em 30/09/2016, em Cobalto, Destaque, Notícias, Web. Marcado com as tags software livre, tema, Wordpress.