Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início do conteúdo

Tema institucional da UFPel é disponibilizado como Software Livre

A Coordenação de Tecnologia da Informação disponibilizou publicamente esta semana o tema UFPel 2016 para WordPress, possibilitando a outras instituições que utilizam esta plataforma de hospedagem de sites a aplicação de um layout semelhante aos websites institucionais da UFPel. No WordPress, o “tema” é um conjunto de arquivos de programação e layout que interagem com o núcleo do WordPress para definir as características visuais do site.

O tema institucional da UFPel começou a ser desenvolvido em 2013, por uma equipe formada por servidores da CCS e CTI, e acadêmicos dos cursos de Computação e Design da UFPel. Em fevereiro de 2014 o tema foi disponibilizado aos usuários do WordPress Institucional UFPel e, desde então, vem sendo constantemente atualizado com melhorias e novos recursos, desenvolvidos especialmente para atender demandas de unidades acadêmicas e administrativas da Universidade.

A motivação para tornar público esse trabalho surgiu após reiteradas manifestações de interesse, por parte de outras instituições, pelo layout utilizado no Portal UFPel e nos websites institucionais.

O tema UFPel 2016 incorpora todos os recursos atuais do tema institucional, com opções adicionais de personalização que possibilitam sua aplicação fora do âmbito da UFPel, como o logo do cabeçalho e o menu da barra superior configuráveis pelo usuário.

O trabalho está sendo distribuído como software livre, nos moldes da Licença Pública Geral GNU (“GNU General Public License”), versão 2, que regulamenta a cópia, distribuição e modificação dos arquivos.

O tema UFPel 2016 está disponível para download em wp.ufpel.edu.br/sobre/tema-ufpel-2016

Publicado em 30/09/2016, nas categorias Destaque, Notícias, Web.
Marcado com as tags software livre, tema, Wordpress.