Melhorias no serviço de email (POP3s e IMAPs)

Para garantir maior segurança no recebimento e leitura de e-mails a partir de serviços terceiros à UFPEL, a CTI disponibiliza os passos necessários para adequação desta nova (atual) modalidade de uso do serviço de e-mail institucional.

Quem precisa aderir ao serviço?

Precisam aderir ao serviço todos os usuários que utilizam algum tipo de cliente de e-mail (Outlook, Thunderbird, Windows Mail, Incredimail, Mail do Mac OS X, Eudora, …), bem como serviços web de terceiros (GMail, HotMail, YahooMail, …).

O que precisa ser feito?

Ao configurar os mecanismos de recebimento de e-mail, deverá ser preenchida a seção referente ao POP3 ou IMAP com os seguintes dados:

Servidor de entrada (POP3): pop3.ufpel.edu.br
Porta: 995
Usar SSL
Usuário: joao.silva (nome de usuário sem o @ufpel.edu.br)
Senha: ******* (senha do Webmail da UFPel)

ou

Servidor de entrada (IMAP): imap.ufpel.edu.br
Porta: 993
Usar SSL
Usuário: joao.silva (nome de usuário sem o @ufpel.edu.br)
Senha: ******* (senha do Webmail da UFPel)

O que acontecerá se eu não adaptar as minhas configurações, conforme sugeridas?

Os serviços de recebimento de e-mail não funcionarão mais até que atendam as novas normas. Você não receberá mais os e-mails da UFPEL na conta ou aplicação particular. Cabe lembrar que os serviços de POP3 e IMAP sem o uso de criptografia SSL serão desativados ao final do mês de agosto de 2016. Portanto, faça as alterações o mais breve possível ou entre em contato com a equipe técnica da Seção de Redes da CTI, abrindo um chamado em http://redes.ufpel.edu.br.

ATENÇÃO!

As credenciais de acesso ao e-mail (usuário e senha), são pessoais e intransferíveis, logo, não devem ser repassadas para ninguém, incluindo aos funcionários da CTI.

Em caso de dúvidas, abrir um chamado pelo http://redes.ufpel.edu.br.

Publicado em 27/07/2016, em Notícias.