Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC

Site trilíngue já está no ar. Ato marca o lançamento

Já está no ar o site trilíngue da UFPel, que traz informações também em inglês e espanhol, além do português. A comunidade pode acessar as opções nas duas línguas clicando nos links disponíveis no canto superior direito do Portal da Universidade.

O novo site traz informações em inglês, pelo fato de ser uma língua de grande difusão no mundo da ciência, e em espanhol, que é uma forma de compromisso da Universidade em estreitar mais os laços com os países vizinhos e com toda a América Latina e Caribe.

Entre as informações disponibilizadas, estão dados sobre os cursos de graduação e pós-graduação, programas e projetos de ensino, de pesquisa e de extensão desenvolvidos na UFPel. O novo site é um trabalho conjunto das Coordenações de Tecnologia da Informação, Comunicação Social e Relações Internacionais. Nos sites em espanhol e inglês é possível ver vídeos com depoimentos de alunos estrangeiros que estudam na Universidade.

DSC_7848No ato de lançamento, ocorrido no fim da tarde desta terça-feira (3), na sala digital do Cine UFPel, na Agência da Lagoa Mirim (ALM), conduzido pela coordenadora de Relações Internacionais da UFPel, Maria Letícia Ferreira, estavam presentes, além do reitor Mauro Del Pino e da vice-reitora Denise Gigante, o cônsul do Uruguai em Pelotas, César Zavalla, membros da Administração Superior da Universidade e estudantes estrangeiros que estão fazendo intercâmbio na Instituição.

Em sua manifestação, a coordenadora de RI disse que o lançamento do site é um marco no processo de internacionalização da Universidade. “Este processo teve diversas facetas ao longo do tempo. Criamos pontes com o exterior, mas muitas vezes de forma isolada. Hoje, temos outra perspectiva. Há na UFPel uma comunidade estrangeira significativa, de alunos e professores. Há uma nova cara multilinguística e multifacetada, e o novo portal faz parte disso”, refletiu.

Letícia Ferreira referiu-se aos convênios existentes com países de língua espanhola e portuguesa e aos programas governamentais PEC G e PEC PG, que promovem o intercâmbio com nações da África, Ásia e América Latina. Lembrou também as ações da Gestão da Universidade na área, como o curso de português para estrangeiros e o alojamento para estudantes estrangeiros. Ressaltou a presença do cônsul do Uruguai na cerimônia e seu trabalho de aproximação com a UFPel.

Dois alunos estrangeiros foram convidados para darem depoimentos sobre suas experiências de intercâmbio na Universidade. Assim, Miguel Fuentes, colombiano estudante do décimo semestre de Engenharia Ambiental e Sanitária, e Júlio Cá, de Guiné Bissal e aluno do décimo semestre de Odontologia, contaram um pouco de suas vidas no Brasil e na Universidade.

DSC_7695Aspectos do site foram apresentados pela coordenadora de Comunicação Social, Silvana Moreira, e pela coordenadora de Tecnologia da Informação, Amanda Argou. Silvana Moreira destacou a parceria com o setor de TI. “Foi um projeto conjunto”, sublinhou. Já a titular da CTI lembrou que o trabalho era um desafio desde 2013, quando o portal foi qualificado. “O próximo passo é dar acessibilidade digital ao site”, projetou.

O trabalho da CRInter, em conjunto com a CCS e com a CTI, foi destacado pela vice-reitora, que ressaltou as ações de internacionalização da Coordenação de Relações Internacionais. “A razão disso tudo é aumentar a integração”, disse Denise Gigante.

Outro cenário

DSC_7800Em sua fala, o reitor Mauro Del Pino afirmou que colocar a UFPel em outro cenário nas relações internacionais era objetivo programático de sua Administração. Esta nova conjuntura, conforme Del Pino, é a da produção de ideias em escala global, onde é intenso o intercâmbio de acadêmicos, pesquisadores e professores. “Internacionalizar é, sobretudo, fomentar a produção do conhecimento em articulação com outros países”, preconizou.

Publicado em 04/11/2015, nas categorias Destaque, Notícias, Web.
Marcado com as tags Portal.