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Dois Anos de Gestão: CTI promove qualidade, eficiência e transparência

No dia 11 de janeiro, a Universidade Federal de Pelotas completou dois anos com a gestão do professor Mauro Del Pino à sua frente. São tempos de transformação e mudança, com ampliação nos investimentos em infraestrutura e ações democráticas, que inserem a comunidade acadêmica na decisão dos rumos da instituição. Tudo isso para uma maior excelência naquela que é a missão da universidade: promover o ensino, a pesquisa e a extensão para a transformação da sociedade. Para mostrar as conquistas realizadas, o Portal UFPel apresenta, nestes dias, alguns dados por área temática.

A Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI), por meio de ações estratégicas, vem promovendo a qualidade acadêmica, a eficiência na administração e a transparência das informações. Estas foram algumas das principais ações realizadas nos primeiros dois anos de Gestão:

Novo Portal

Em colaboração com a Coordenação de Comunicação Social (CCS), o Portal Web foi repaginado e reorganizado. A adoção de uma plataforma de gerenciamento de conteúdo com tema personalizado agregou autonomia para os profissionais da CCS e mais segurança ao sistema. A reorganização das informações impactou em mais transparência, clareza, acesso à informação e visibilidade institucional. Veículos de comunicação como a Rádio Federal e o Jornal ganharam destaque, além do serviço de previsão do tempo oferecido pelo CPPMet. O Portal contempla recursos de acessibilidade e busca em documentos digitalizados e de integração com as principais redes sociais. Apresenta nova identidade visual, com destaque ao recurso de slider, ferramenta criada para enfatizar os principais temas institucionais e Banners para acesso rápido e espaço para a valorização do patrimônio cultural edificado da UFPel.

 

Tema institucional para os usuários do WordPress

Também com o apoio da CCS, foi desenvolvido o novo tema institucional para WordPress, reproduzindo os padrões de identidade visual implementados no Portal da UFPel, com diversos recursos adicionais de personalização para atender às necessidades específicas de cada site. O novo tema está disponível a todos os usuários do WordPress Institucional.

Consolidação do WordPress Institucional

A ampliação dos recursos da plataforma e do apoio prestado às unidades para construir ou remodelar seus sites contribuiu para consolidar o WordPress Institucional como ferramenta oficial para criação de websites na UFPel. Ao final de 2014, o WordPress Institucional contabilizava mais de 400 sites de unidades acadêmicas e administrativas, programas de pós-graduação, professores, disciplinas, eventos e projetos.

Infraestrura de TI

Projeto Recop – Redecomep Pelotas

Minuta do convênio que tramitava na UFPel desde 2008, ganha novo fôlego em 2013 com a assinatura do Convênio entre CEEE, RNP e UFPel e com a retomada dos Comitês Gestor e Técnico. Ainda em 2013, chega a fibra óptica e equipamentos necessários para compor o anel da fibra óptica metropolitana de Pelotas e é elaborado e entregue o projeto técnico para a RNP e para a empreiteira responsável pela obra. O projeto executivo elaborado pela empreiteira foi entregue à CEEE em maio de 2014, após adequações sugeridas pela companhia.

Projeto nuvem – É um investimento de mais de um milhão de reais em nova estrutura de servidores e discos que gerenciam os serviços e armazenam as informações institucionais.

Ampliação e Melhoria dos links de internet –

ICH que antes operava com 10MB hoje opera com 35Mb.

Anglo que operava com 25Mb hoje opera com 1Gb.

Cotada operando com 15Mb.

Alfandega operava com 1Mb agora opera com 5Mb.

Crescimento dos pontos de acesso à rede sem fio –

Projeto WUFPel foi expandido para mais seis prédios (Casa do Estudante, Anglo, Cotada, Alfandega, ICH e CeART) além da ampliação dos campi Capão do Leão e Porto. Atualmente, há uma média de 1.500 usuários simultâneos no serviço WUFPel.

Ampliação e renovação da rede lógica cabeada

Foram feitas obras de infraestrutura de rede lógica cabeada com a inclusão de 1536 acessos, 545 pontos e mais de 15 quilômetros de cabeamento em 2013 e 3432 acessos, 612 pontos e 22 km de cabeamento em 2014 distribuídos em diversas unidades acadêmicas e administrativas.

Melhoria dos serviços já consolidados –

ProxyUFPel – Foi lançado navegador, que facilita a utilização do serviço e-mail, com reformulação no webmail e incentivo ao uso do serviço. A CTI registra o crescimento de duas mil contas de e-mail em dois anos.

IPv6

Foi adotado o uso de IPv6 em consonância com o Plano de Disseminação do uso de IPV6 do Governo.

Governança em TI

Em maio de 2013 foi criado o núcleo em Governança de TI, com a finalidade de conceder suporte às Ações na área de Governança em tecnologia da informação.

Aquisições em TI: Foi instituído na UFPel processo de planejamento das contratações em TI nos moldes da Instrução Normativa nº 04/2010 do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, possibilitando assim, adequações da Instituição às exigências do Governo Federal como a instrumentalização do processo de avaliação de compatibilidade dos recursos de TI existentes com as reais necessidades da Universidade. Em apenas um dos pregões realizados, foram agregados ao parque computacional 913 novos computadores, num investimento de quase três milhões de reais.

Carta de serviços ao cidadão contendo serviços mediados por TI: Ação conjunta com a Ouvidoria, Coordenação de Comunicação Social e Gabinete do Reitor possibilitou a criação da Carta de Serviços ao Cidadão que, além de facilitar o acesso ao cardápio de serviços prestados pela Instituição aos cidadãos, seguiu as recomendações do Tribunal de Contas da União e incluiu na carta os serviços mediados por TI.

Apoio às reuniões do Comitê de TI: Considerando que o Comitê de TI, dentre outras atribuições é responsável, pela definição das políticas de TI para a Universidade, a CTI tem apoiado as suas reuniões e submetido ao Comitê importantes temas como Contratações em TI, Plano Diretor de Tecnologia da Informação, Outsourcing de Impressão, entre outras.

Auditorias: A área de Governança de TI tem sido monitorada frequentemente pelo Tribunal de Contas da União, Corregedoria Geral da União e pelo Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). Os levantamentos abordaram temas relacionados à Liderança da alta administração, Estratégias e Planos, Informações, Recursos Humanos em TI, Processos, Resultados de TI, Segurança da Informação e Políticas relacionadas. O constante monitoramento tem incentivado a aplicação de boas práticas nas áreas de Governança Corporativa e de TI e o amadurecimento das questões relacionadas.

Segurança

A aquisição de certificado digital para o domínio @ufpel foi destaque, juntamente com a agenda permanente de atividades preventivas: auditoria em senhas, testes de intrusão a sistemas e sites, atualização das plataformas e servidores, orientações e recomendações aos usuários, intensificação de regras de acesso a rede.

Foi realizado o I Fórum UFPel de Segurança da Informação em parceria com o Departamento de Segurança da Informação e Comunicação da Presidência da República.

Em novembro de 2013, foi criado o Comitê Gestor de Segurança da Informação, encarregado de assessorar a implementação das ações de segurança da informação e comunicações.

Sistemas de Informação

A integração das informações institucionais está convergindo para o COBALTO progressivamente, agregando mais qualidade às informações, novos mecanismos de gestão, indicadores institucionais e transparência. Deste repositório de dados são extraídas todas as informações oficiais da instituição, para atender à comunidade interna e demandas dos órgãos governamentais, como por exemplo o Censo da Educação Superior. O COBALTO recebeu 90 mil visitas apenas em janeiro de 2015.

Entre os sistemas incorporados ao COBALTO nestes dois anos podem ser citados o sistema acadêmico; o de projetos de pesquisa (5534 projetos cadastrados); o Formulário on-line para subsidiar o processo de autoavaliação 2012/2 da Comissão Própria de Autoavaliação (563 respostas); o sistema de projetos de ensino (396 projetos cadastrados); o Serviço de criação automática de contas de e-mail @ufpel; o Sistema para gestão do Cartão de Identificação Institucional; o Helpdesk – sistema de suporte aos usuários do COBALTO; o Sistema embarcado em TOTENS para consulta de informações institucionais oriundas de diversos sistemas; e o de guia telefônico da UFPel. Foram também incorporados ao COBALTO o Formulário on-line para subsidiar pesquisa sobre prioridades dos serviços; a informatização da solicitação, avaliação e concessão dos benefícios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis;o Serviço de troca de mensagens entre grupos de usuários; e a Gestão dos contratos de seguro dos estudantes em estágio; aplicativo para comunicação de informações padronizadas entre plataformas institucionais.

Inovação

A equipe da CTI participou da 2ª edição do concurso de Ideias Inovadoras da UFPel com três propostas, tendo sido premiada em 2º lugar, com a ideia intitulada “Melhoria no processo de encerramento de turmas”, e também no Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES dos servidores da Coordenação de Tecnologia da Informação, com a elaboração e apresentação dos trabalhos “COBALTO WEBSERVICE: Solução para consistência de Informações” e “Integrando o Facebook com o mundo acadêmico”.

RH

O quadro técnico da CTI foi ampliado e qualificado, de 22 servidores em 2012 para 32 em 2014, por meio de novos concursos públicos, relotações, cursos de capacitação e treinamentos. Foram realizadas capacitações nas áreas de Governança e Infraestrutura de TI e sobre Tecnologias para Websites. A Coordenação de TI promoveu diversos treinamentos e capacitações.

Confira outras notícias sobre as realizações da atual gestão em Dois Anos de Gestão.

Publicado em 25/02/2015, nas categorias Desenvolvimento, Destaque, Notícias, Redes, Segurança, Web.