Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início do conteúdo

I Encontro Técnico sobre Acessibilidade Digital

A Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) realizará o I Encontro Técnico sobre Acessibilidade Digital, nesta sexta-feira (12), das 9h30 às 12h, no Auditório Acadêmico do Campus Porto, antigo Anglo.

O evento tem como objetivo sensibilizar sobre a temática e compartilhar as orientações apresentadas durante o curso de Acessibilidade Digital para Desenvolvedores Web, promovido em Brasília pela ENAP através do Projeto de Acessibilidade Virtual – PAV – do Governo Federal.

Durante o Encontro, serão apresentados conceitos e técnicas de acessibilidade para construção de páginas acessíveis baseados no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – eMAG para desenvolvimento, avaliação e validação da acessibilidade em sítios. O eMAG é um conjunto de normas e recomendações do Governo Federal para tornar os sites acessíveis ao maior número de pessoas possível.

Para a implementação completa do eMAG na UFPel, serão necessárias ações que afetam desde a concepção do layout dos sites institucionais até a elaboração dos conteúdos, envolvendo profissionais de diversas áreas, além da TI.

A acessibilidade de sítios eletrônicos proporciona o pleno acesso a uma parcela significativa da população brasileira. Em 2010, o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que existem 45,6 milhões de brasileiros com alguma deficiência, o que representa 23,9% da população. O computador e a Internet representam um enorme passo para a inclusão de pessoas com deficiência, promovendo autonomia e independência.

Participe e saiba mais sobre a importância de aderir ao eMAG, de criar sistemas e páginas acessíveis a todos e conheça os instrumentos que podem auxiliar durante a implementação de acessibilidade nos portais.

Publicado em 10/12/2014, nas categorias Destaque, Notícias, Web.