Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC

Nota sobre acesso a internet sem fio

Partindo da recomendação feita pela Polícia Federal, ofício 8418/2013 IPL0145/2013-4-DPF/PTS/RS de 17/12/2013, e no intuito de melhorar a qualidade de acesso à rede/Internet, a Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) amplia o projeto de rede sem fio institucional – WUFPEL. O projeto é baseado na padronização de equipamentos, os quais possuem recursos e capacidade de utilização superiores aos dispositivos de rede sem fio atualmente encontrados em produção, nos diversos segmentos desta Universidade.
Diversos problemas são gerados a partir de dispositivos não homologados, como: lentidão no acesso à rede/Internet; interferência de sinal; vulnerabilidade aos recursos da UFPelNet; utilização não credenciada; entre outros. O WUFPEL objetiva a redução destes problemas originados por dispositivos de rede não homologados/autorizados tecnicamente e conta com a colaboração de todos os departamentos desta Universidade a participarem desta iniciativa.
Os setores que ainda não estão cobertos pela rede sem fio institucional (WUFPEL) deverão entrar em contato com o Núcleo de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (NITI) pelo sistema de tickets, no endereço https://suporte.ufpel.edu.br, registrando o interesse em ampliar a cobertura do projeto. Na sequência, serão notificados quanto ao recolhimento dos equipamentos que não atendem à política estabelecida. Conforme viabilidade técnica, os dispositivos homologados pelo NITI serão instalados nos setores solicitados.
Certos de sua compreensão e colaboração, o NITI fica à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos acerca do projeto.

Publicado em 01/08/2014, nas categorias Notícias, Redes, Segurança.
Marcado com as tags wifi, wufpel.