Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início do conteúdo

Entendendo o projeto Nuvem UFPel

Introdução
A Computação em nuvem é a capacidade de unir recursos computacionais e transformar esses recursos em recurso abstrato, facilitando a administração, criando métodos para compartilhar recursos e aumentando o potencial do poder computacional disponível.
No cenário atual, onde temos diversos computadores servidores e cada computador servidor tem um papel(serviço) bem definido, caso um desses servidores esteja ocioso ele não pode “emprestar” recursos para outros que estejam onerados. Na nuvem, essa alocação de recursos é otimizada automaticamente, evitando desperdício de recursos computacionais

Aspecto financeiro:
A forma tradicional de computação (não nuvem) gera desperdício de recursos financeiros, já que devemos dimensionar a aquisição dos computadores servidores para que sejam capazes de processar no pior caso (dias de picos, ou períodos onde hajam mais acessos).
A expansão dos recursos computacionais disponíveis na nuvem são re-aproveitaveis, dessa forma caso a demanda cresça a ponto que ultrapasse os recursos disponíveis na nuvem, não precisamos comprar um computador servidor novo e “jogar o antigo fora”, basta adicionar recursos à nuvem.
O Projeto Nuvem UFPel também tem objetivo de captar recursos, antes mal utilizados, destinados a investimento em infraestrutura oriundo de projetos, responsáveis por projetos que antes captavam investimento para investir em servidores podem se beneficiar do projeto nuvem.

Sistema de armazenamento:
Para acompanhar a flexibilidade, o projeto conta com um sistema de armazenamento do tipo storage e mistura discos de alta velocidade com discos de alta capacidade, permitindo ao administrador delegar onde o dado deve ficar armazenado, se o tipo de dado exige uma leitura/gravação mais rápida, o administrador pode definir que ele usará os discos de alta velocidade, caso o dado seja do tipo estático, ele é armazenado nos discos de alta capacidade.
O recurso de de-duplicação faz com que dados iguais não sejam armazenados duas vezes no sistema, isso otimiza bastante o uso do sistema, e tem por finalidade economizar espaço.

Segurança:
Recursos como snapshot, que permitem fazer uma “foto” do estado atual do computador servidor, para que seja restaurado em outro momento, caso haja falha.
Varias camadas de criptográfica e autenticação também são utilizadas para gerenciar os recursos disponíveis.
O Sistema de armazenamento da solução de nuvem já é equipado com a capacidade de se recuperar de falhas, deixando o armazenamento de arquivos digitais muito mais seguro que soluções alternativas.

Disponibilidade:
Para os usuários, a nuvem provê recursos de alta disponibilidade e redundância, que permitem aos servidores computadores se re-alocar em outros recursos caso o recurso original falhe.
Para os administradores da nuvem, os recursos de gerenciamento da estão disponíveis independente de onde eles estejam, ações como desligamento, reinicio dos computadores servidores, aumento de memória ou qualquer outra ação, podem ser executadas remotamente sem a necessidade que o técnico vá até o local e execute a tarefa fisicamente.

Na Pratica:
Na pratica, a UFPel é carente de diversos sistemas/serviços, os quais  dependem de infraestrutura de qualidade para se manterem funcionando. Além dos serviços novos, o projeto Nuvem UFPel melhorará (e muito) os serviços que já estão disponíveis, os principais afetados serão: Serviço de email, paginas WEB, sistema acadêmico. Novos serviços: Webconferencia, Integração da telefonia, Compartilhamento de arquivos entre outros.

Publicado em 13/06/2014, na categoria Notícias.