Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC

Novo site da CCS está no ar

As Coordenações de Comunicação Social (CCS) e de Tecnologia da Informação (CTI) concluiram nesta quinta-feira (3) a segunda etapa do projeto de revitalização e qualificação dos websites institucionais da UFPEL, com o lançamento do novo tema do site da CCS. O layout do site segue a identidade visual do Portal da Universidade, e foi desenvolvido sobre a plataforma WordPress – que vem sendo utilizada desde 2007 em websites institucionais da UFPEL como uma solução desenvolvida sob medida para as necessidades da instituição, com a utilização de recursos e pessoal da própria Universidade.

Além das notícias, que sempre se caracterizaram como o principal produto da CCS, novas seções foram agregadas ao projeto de arquitetura da informação do novo site, como forma de publicizar as demais áreas de atuação da Coordenação de Comunicação Social. Entre elas, as zonas de links destacados, que trazem atalhos para o download de materiais institucionais como o Manual de Formaturas, as edições do Jornal da UFPEL, e o acesso rápido a serviços como o novo formulário para publicação de notícias. O site da CCS, que completou 10 anos em 2013, mantinha um padrão de tema defasado – foi o primeiro website institucional em WordPress da UFPEL, e por essa razão foi também o primeiro tema a ser desenvolvido após a revitalização do Portal da Universidade. A partir das soluções desenvolvidas para o caso da CCS, diversas funcionalidades e opções de customização serão aplicadas aos temas a serem implementados para as demais estruturas da Administração Superior da UFPEL, como as Pró-Reitorias, Órgãos Suplementares, Coordenações e estruturas autônomas.

Na nova versão do site, a CCS apresenta as descrições da nova estrutura organizacional da Coordenação, que em 2013 setorizou as atividades de comunicação institucional entre as áreas de Imprensa, Publicidade Institucional / Comunicação Visual, Relações Públicas / Eventos e Rádio. Novas categorias de notícias foram criadas para dar conta da diversidade de informações produzidas pela CCS, como a “Manchete”, as “Mais Acessadas”, a “Imagem da Semana” – que traz recurso de compartilhamento nas redes sociais através de ícones alocados sobre a própria imagem – além da “etiquetagem” por “tags”, que facilitam a indexação, a busca e o acesso às notícias por tema, recurso que pode ser acessado nas próprias postagens ou na “Nuvem de Tags” situada na barra lateral do site. Outras melhorias que foram implementadas no tema da CCS agregam mais recursos de acessibilidade, como as combinações de cores da versão em alto contraste e mais níveis de aproximação (zoom).

O projeto, a exemplo do Portal, foi totalmente desenvolvido por uma equipe exclusivamente formada por técnicos e estudantes da UFPEL, composta pelos servidores Henrique Avila Vianna, analista de TI na CTI, Eduardo Silveira, Diretor de Produção na CCS, Leandro Dias, Técnico em TI na CTI, Amanda Argou, Coordenadora de Tecnologia da Informação, Leonardo Furtado, Diagramador na CCS e pelos acadêmicos Huberto Kaiser Filho, estudante do curso de Engenharia da Computação, Rodolfo Hoppe Krüger, estudante de Design Digital (ambos bolsistas na Seção de Tecnologias para Websites da CTI) com a colaboração da acadêmica Laura Alves, do curso de Design Gráfico, bolsista na CCS.

Portal UFPEL

Logo após o lançamento do novo site da CCS, a equipe de desenvolvimento do projeto de revitalização dos websites institucionais estará implementando uma versão atualizada do Portal da Universidade, que passa a incorporar diversas melhorias que foram desenvolvidas a partir da avaliação de pontos críticos identificados na primeira versão do projeto que foi ao ar no dia 03 de julho deste ano. Todos estes avanços estão gerando um acúmulo de experiência que vem sendo consolidada em conhecimento técnico aplicado pelos membros da equipe, no sentido de qualificar os temas e agregar novas funcionalidades e itens de customização, que em breve serão disponibilizadas a todos os usuários do WordPress Institucional da UFPEL.

Publicado em 03/10/2013, nas categorias Notícias, Web.