Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início do conteúdo

Projeto técnico da rede comunitária de fibra ótica é apresentado

Em reunião realizaKatia 001da na Reitoria da UFPel, nesta quarta-feira(2), entre o Comitê Técnico da Rede Comunitária de Educação e Pesquisa de Pelotas (Recop), representantes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a empreiteira responsável pela execução da obra, foi apresentado o projeto técnico para a construção da rede constituída de 45 quilômetros de fibras ópticas, que formarão um anel central e outro denominado Coletor Federais, com derivações para atingir os pontos mais distantes das instituições participantes.

A Recop é um projeto do Redecomep, iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos Pontos de Presença da RNP. O modelo adotado baseia-se na implantação de uma infraestrutura de fibras ópticas própria voltada para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes de forma a assegurar sua auto-sustentação.

Estiveram presentes ao encontro os representantes do Comitê Técnico da Recop, integrado pela UFPeKatia 012al, IFSul, UCPel, Embrapa e  Prefeitura Municipal de Pelotas. Segundo a presidente do comitê gestor e diretora da Coordenação de Tecnologia da Informação da UFPel, Amanda Argou, o momento é decisivo para a efetiva execução da rede, pois formaliza a entrega do projeto técnico à empreiteira Ômega Construções, contratada pela RNP e responsável pela implantação de cerca de 25 redes no país.

A partir da discussão do projeto técnico, caberá à empresa a elaboração do projeto executivo a ser apresentado à CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), que, depois de aprovado, permitirá o início das obras.

O gerente de Engenharia da RNP, Marco Montoro, fez uma explanação sobre as premissas que norteiam a instalação das redes, contemplando, prioritariamente as instituições federais de ensino e pesquisa ligadas ao MEC/MCT e, num segundo momento, instituições ligadas a outros ministérios.

cabosTido como inicial (kick off), o encontro serviu para uma apresentação das instituições envolvidas, bem como das etapas previstas na construção, cronograma de trabalho, topologia da rede e equipamentos envolvidos. A chegada dos cabos de fibra ótica, saudada pelos integrantes da rede, ocorreu no mês de julho deste ano.

Rede interligará os campi da UFPel
A Rede Comunitária de Educação e Pesquisa de Pelotas prevê a interligação de 25 unidades da UFPel, três campi do IFSul, duas unidades da Embrapa, além da Prefeitura Municipal e Procergs.

O projeto, que alavancará a região para um novo patamar de desenvolvimento, tornará realidade a ligação dos prédios da Universidade por fibra óptica, aumentando sensivelmente a qualidade dos serviços prestados na área de internet. Além da estabilidade e da segurança proporcionadas pela nova rede, a velocidade deverá aumentar, em média, em dez vezes, passando de cem mega para um giga.

Segundo o gestor de projetos da RNP, Frederico Freitas, a Rede Comunitária de Educação e Pesquisa de Pelotas permitirá que os professores desenvolvam seus trabalhos científicos sem a necessidade de se descolar a outros centros.

Redecomep
A Redecomep tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos Pontos de Presença da RNP. A execução do projeto fica a cargo da Organização Social RNP (RNP-OS), que contará com recursos da Finep. O projeto inclui a implantação, em conjunto com as instituições de pesquisa e educação superior, de infraestrutura de fibras ópticas (próprias ou por meio de cessão de direitos), equipamentos para a rede lógica e a gestão administrativa dos projetos de cada rede metropolitana.

Após a implantação de cada rede metropolitana, a gestão da sua operação, seu custeio e sustentabilidade ficarão a cargo das instituições usuárias. Assim, outro objetivo do projeto é estimular a formação de consórcios, de modo a assegurar a sua auto-sustentação.

Programas específicos para treinamento e capacitação na operação das redes ópticas também estão sendo planejados a fim de preparar o pessoal técnico das instituições de pesquisa e educação e dos Pontos de Presença da RNP para o gerenciamento e operação da nova infraestrutura.

O convênio para a construção da rede inclui a participação da CEEE, visando à redução de custos na manutenção da infraestrutura, cessão de postes e a possibilidade de cooperação mútua em projetos de pesquisa. Em contrapartida, a empresa também será usuária dos serviços.

Publicado em 02/10/2013, nas categorias Destaque, Notícias, Redes.