Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC

Módulo de projetos de ensino do Cobalto é apresentado a coordenadores

Em mais um evento de formação dos Coordenadores, promovido na terça-feira (6) pelo Núcleo de Pedagogia Universitária da Coordenação de Ensino e Currículo – CEC/PRG, foi apresentado o módulo de Projetos de Ensino. O módulo, resultado de uma parceria entre a CTI e a CPP/PRG, é mais uma funcionalidade presente no novo sistema de gestão da Universidade, o projeto Cobalto.

Segundo Cássio Carvalho, Analista de Tecnologia da Informação da CTI que implementou este módulo, “as novas funcionalidades foram desenvolvidas visando atender as normas e as necessidades dos/as Coordenadores/as e Avaliadores/as (equipe técnica da CPP/PRG) dos respectivos Projetos de Ensino”.

A Técnica em Assuntos Educacionais da Coordenação de Programas e Projetos, Eugênia Antunes Dias, considera que o uso do sistema proporcionará um aumento significativo na qualidade do serviço, pois o sistema impedirá o envio de propostas em desacordo com a norma, fato este bastante comum no sistema atual e que acaba por aumentar o tempo de tramitação, já que os processos são devolvidos aos/as Coordenadores/as para a realização dos ajustes necessários. Igualmente “O sistema qualifica os Projetos de Ensino revitalizando sua importância, especificamente no tocante ao aprimoramento do ensino de graduação”, menciona Eugênia.

A Pró-Reitora de Graduação, Fabiane Tejada destacou a importância da parceria no desenvolvimento de soluções de sistemas de informação, visando atender os anseios que os Coordenadores demonstraram num primeiro encontro. “É mais uma iniciativa para qualificar os projetos de ensino na Instituição”.

A parceria com a PRG vai além do módulo de projetos de ensino, pois a Pró-Reitoria será pioneira na utilização de mais uma aplicação do Cobalto. O helpdesk, até então usado exclusivamente pela CTI, expandiu suas funcionalidades para contemplar diversas unidades da UFPel. Esta iniciativa colaborativa beneficiará a comunidade de usuários através do contato direto com as equipes envolvidas na resolução dos problemas. Isso permitirá que a equipe técnica da CTI avalie solicitações de ajuda e, quando conveniente, as reencaminhe para a unidade diretamente relacionada ao problema, enfatiza Alfredo Tillmann, responsável pelo Setor de Treinamento e Divulgação da CTI.

Via Coordenação de Comunicação Social

Publicado em 07/08/2013, nas categorias Desenvolvimento, Notícias.