Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC

Gerência de Relacionamento da RNP expõe à UFPel projetos e serviços

A UFPel recebeu nesta quarta-feira(7) a visita da Gerência de Relacionamento com Clientes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação(RNP/MCTI), que está visitando as instituições de ensino superior da região com o objetivo de estreitar vínculos e divulgar os projetos e serviços da Rede.

Segundo a gerente, Ana Beatriz Zoss, a RNP é uma instituição de conhecimento e articulação, voltada para a viabilização e a gestão de soluções inovadoras de interesse público utilizando as tecnologias de informação (TIs) em redes avançadas.

A RNP resulta da verdadeira revolução nas formas de aprendizado e difusão de conhecimentos, em que a transmissão da informação ocorre de modo multidisciplinar e com uma velocidade inimaginável poucas décadas atrás.

Os serviços oferecidos classificam-se em Comunicação e Colaboração, Disponibilização de Conteúdos Digitais, Gestão de Identidade, Hospedagem Estratégica e Suporte à Rede Acadêmica, facilitando e promovendo a comunicação, a colaboração a distância e a disseminação do conhecimento.

“Trata-se de uma parceria estratégica para a Universidade, pois, via RNP, a instituição consolida projetos de Tecnologia para promoção de redes de ensino e pesquisa”, avalia a coordenadora de Tecnologia da Informação da UFPel, Amanda Argou, lembrando que alguns projetos já tem uma longa caminhada na instituição, como link de internet de 155Mbits sem custos para a Universidade, projeto Rute (Rede Universitária de Telemedicina), a Redecomep (Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa: redes metropolitanas de alta velocidade), Conferência Web, cursos de capacitação, etc.

Além desses projetos, a UFPel planeja participar, logo na sequência, de outros, como o fone@RNP (VOIP Telefônia sobre IP),  Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu), eduroam, etc.

O encontro na Reitoria contou ainda com a participação de Sônia Melo, também integrante da Gerência de Relacionamento da RNP. Pela UFPel, estiveram presentes o reitor Mauro Del Pino; a coordenadora de TI, Amanda Argou; o gerente de Redes da Universidade, Rafael Padilha; a responsável técnica pelo projeto Rute no Hospital Escola, Cláudia Vellda; além dos pró-reitores de Graduação, Fabiane Tejada da Silveira;  Infraestrutura, Gilson Porciúncula; Administrativo, Antônio Carlos Cleff; do diretor do Departamento de Pesquisa da PRPPG, Luciano Agostini; e demais coordenadores e assessores.

Via Coordenação de Comunicação Social

Publicado em 07/08/2013, nas categorias Notícias, Redes.