Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC

Lançado o novo portal da UFPel

Em cerimônia na tarde desta quarta-feira (3), no auditório da reitoria, a UFPel colocou no ar o novo portal da Universidade. O projeto realizado em conjunto pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) e pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) foi pensado para dar acesso às informações mais procuradas e importantes, organizando a informação de forma fácil e dinâmica.

Durante a cerimônia o coordenador da CCS, Sérgio Sarkis Yunes, salientou a parceria entre os dois setores que resultou em um ótimo trabalho. “O novo portal não foi pensado somente para ser mais bonito ou mais acessível, foi pensado para ser uma nova ferramenta para a comunidade acadêmica”, disse.

A coordenadora da CTI, Amanda Argou, também deu destaque ao trabalho colaborativo feito pelas duas equipes dentro da própria Universidade. “O novo portal da UFPel não é uma solução comprada, é trabalho feito em casa”, finalizou.

O vice-reitor Carlos Mauch falou sobre a nova cara da UFPel que agora será apresentada ao público externo. “Esta é a nova cara da UFPel, mas não é apenas uma imagem, é um todo que está sendo qualificado”, disse. Para o reitor Mauro Del Pino algumas inovações do novo portal como os espaços para auditoria, auditoria interna e acesso a informação fazem a comunicação da Universidade mais dinâmica e eficaz. “Mudamos a cara da Universidade para alcançar os anseios da comunidade acadêmica”, finalizou.

O Portal
O novo Portal usa o software livre wordpress. O site é apenas a primeira etapa da construção do novo universo virtual da UFPel. Em constante aprimoramento, o portal mostra uma nova proposta de integração da universidade com a comunidade, que privilegia a transparência, a clareza e o acesso à informação. Para isso, o novo Portal possui uma identidade visual limpa para não atrapalhar na clareza das informações.

De acordo com o designer responsável pelo site, Eduardo Montagna, no topo da página foi utilizado o menu drop-down, parecido com uma lista, que elimina a necessidade de vários clics.

Logo abaixo existe um slider, ferramenta importante para destacar conteúdos em um site. De acordo com Montagna, este espaço será utilizado para destacar o que acontece de mais importante na universidade no momento.

Uma solução encontrada pela equipe para filtrar as informações foi a separação do que é realmente notícia dos informes acadêmicos e dos informes administrativos, agora cada um terá seu espaço facilitando a busca. “Além de separar informes de notícias, agora a última escolha do usuário permanece como preferência no próximo acesso”, disse Amanda Argou.

Outro espaço importante do site é para os dois principais veículos de comunicação da Universidade, O Jornal da UFPel e a Rádio Federal FM, que poderão ser acessados diretamente da página principal.

O site também possui banners de acesso direto para as informações mais procuradas no Portal. “Era uma necessidade, já que no antigo site era muito difícil encontrar as informações”, disse Montagna.

Outra novidade é a possibilidade de busca em documentos escaneados e a barra de acesso às mídias sociais da UFPel, como o Twitter e o Facebook.

Amanda Argou ainda salientou a acessibilidade do novo portal. O usuário pode trocar o tamanho da fonte e também modificar o contraste do site de acordo com sua necessidade visual. “O próximo passo é tornar o site acessível para portadores de necessidades especiais visuais”, informou.

Até o fim deste ano letivo, as páginas das pró-reitorias e dos órgãos ligados à administração Superior deverão também exibir seus novos layouts, no mesmo padrão da página inicial da universidade.

Publicado em 04/07/2013, nas categorias Notícias, Web.