Catálogo de Serviços de TIC Superintendência de Gestão de TIC

Redecomep: Assinatura da CEEE impulsiona projeto de ligação de unidades por fibra óptica

A assinatura do diretor-presidente da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), Sérgio Souza Dias, na última semana, além da ratificação da nova gestão da UFPel ao projeto, com a reassinatura do reitor Mauro Del Pino, tornará realidade a ligação dos prédios da Universidade por fibra óptica, aumentando sensivelmente a qualidade dos serviços prestados na área de internet. Além da estabilidade e da segurança proporcionadas pela nova rede, a velocidade deverá aumentar, em média, em dez vezes, passando de cem mega para um giga.

O avanço será proporcionado pela adesão da UFPel à Rede Comunitária de Educação e Pesquisa de Pelotas (Recop). A Rede é constituída também pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IFSul), pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Prefeitura Municipal de Pelotas.

A rede é um projeto do Redecomep, que é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Terá 45 quilômetros de fibras ópticas, que formarão um anel central e outro denominado Coletor Federais, com derivações para atingir os pontos mais distantes das instituições.

Redecomep
A Redecomep tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos Pontos de Presença da RNP. O modelo adotado baseia-se na implantação de uma infraestrutura de fibras ópticas própria voltada para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes de forma a assegurar sua auto-sustentação.

A execução do projeto fica a cargo da Organização Social RNP (RNP-OS), que contará com recursos da Finep. O projeto inclui a implantação, em conjunto com as instituições de pesquisa e educação superior, de infraestrutura de fibras ópticas (próprias ou por meio de cessão de direitos), equipamentos para a rede lógica e a gestão administrativa dos projetos de cada rede metropolitana.

Após a implantação de cada rede metropolitana, a gestão da sua operação, seu custeio e sua sustentabilidade ficarão a cargo das instituições usuárias. Assim, outro objetivo do projeto é estimular a formação de consórcios, de modo a assegurar a sua auto-sustentação.

Programas específicos para treinamento e capacitação na operação das redes ópticas também estão sendo planejados a fim de preparar o pessoal técnico das instituições de pesquisa e educação e dos Pontos de Presença da RNP para o gerenciamento e operação da nova infraestrutura.

O convênio para a construção da rede inclui a participação da CEEE, visando à redução de custos na manutenção da infraestrutura, cessão de postes e a possibilidade de cooperação mútua em projetos de pesquisa. A assinatura da empresa era o que faltava para alavancar o início da implantação.

Publicado em 12/06/2013, nas categorias Notícias, Redes.