Institut des Hautes Etudes de l’Amérique Latine (Paris) oferece cátedras para estadias de 4 meses

CHAMADA DE CANDIDATURAS PARA AS CÁTEDRAS DE PROFESSORES CONVIDADOS

Sessão de candidaturas 2018-2019 CHAMADA ABERTA.

 

Condições de acesso


■ O candidato deve ter menos de 65 anos durante seu período de ensino ou estada no IHEAL e ser titular de um doutoradoser professor em uma universidade ou pesquisador titular em um organismo de pesquisa estrangeiro no momento da candidatura

■ O IHEAL privilegia as candidaturas para um semestre (4 meses, de setembro a dezembro ou de janeiro a abril), possibilitando uma real inserção dos professores convidados nas atividades de ensino e de pesquisa da universidade.

■ Os beneficiários das cátedras são solicitados a ministrar dois cursos por semestre, para um total de 24 ou 26 horas de aula conforme o semestre. Os cursos correspondem aos temas de pesquisa e competências do professor convidado, mas podem ser modificados em função das necessidades do IHEAL.

■ O IHEAL recebe candidaturas em todas as disciplinas das ciências humanas e sociais. Durante o ano letivo 2018-2019, o comitê de seleção prestará uma atenção particular – mas não exclusiva – às propostas de curso nas disciplinas de geografia, economia e  antropologia, como também nas áreas de estudo relativas à América Central, ao Caribe e aos países andinos.

 

Os professores e pesquisadores que beneficiam da cátedra poderão realizar atividades em outras unidades da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, bem como em outras instituições universitárias francesas ou europeias com as quais o IHEAL mantém colaborações.

Os cursos podem ser ministrados em francês, espanhol, português ou em inglês.

 

Dossiês de candidatura


As candidaturas só serão aceitas através do modo digital. Os candidatos devem :

1/ Preencher o formulário digital disponível aqui

2/ Enviar por email uma copia digital (formato word, pdf, o imagem escaneada) para iheal-chaires@univ-paris3.fr dos seguintes documentos :

■ Uma carta de motivação.

■ Um certificado (de 2017)  de vinculação a uma universidade.

■ Um curriculum vitae sintético (máximo de 6 páginas) contendo dados pessoais básicos ; formação universitária (sem mencionar seminários ou as formações de menos de um ano) ; experiência profissional ; atividades de ensino e de pesquisa ; atividades administrativas e de valorização da pesquisa, se houver ; participação em colóquios de porte nacional ou internacional ; e a lista das publicações, classificada por obras, artigos em revistas com comitê de leitura, nacionais ou internacionais, relatórios de pesquisa, anais de colóquios e resenhas em revistas com comitê de leitura. Toda as informações no CV devem ser apresentadas em ordem cronológica a partir das datas mais recentes.

■ Duas cartas de recomendação com carimbo e assinatura.

■ Uma cópia do diploma de doutorado.

■ Três propostas de curso para uma estada de um semestre, no seguinte formato : um resumo para cada curso (abstract) de no máximo uma página  incluindo os temas e os objetivos a alcançar. Agradecemos por indagar a lingua na qual o curso vai ser dada.

■ Uma cópia de passaporte com validade.

—————————————————————————————————————–

O dossiê completo  (formulário + email com todos os documentos) deve ser enviado antes do  7 de janeiro de 2018 (hora francesa). Um email de confirmação será enviado aos candidatos após a recepção do dossiê completo.

O dossiê pode ser escrito em frances, espanhol; português ou inglês.

Os dossiês incompletos ou enviados após o prazo não poderão ser examinados pelas comissões de seleção da Universidade. Não serão examinados dossiês enviados no formato papel.

Todos as candidaturas serão objeto de uma avaliação dupla: uma de las será feita por um professor ou pesquisador exterior ao IHEAL.

Para qualquer informação complementar, dirigir-se a : Manuel Suzarte, responsável administrativo das cátedras E-mail : iheal-chaires@univ-paris3.fr

Publicado em 16/11/2017, em Notícias, Oportunidades.