Erasmus + dá bolsa para mestrado em cinema em Portugal e outros dois países da Europa

O KEM – Kino Eyes (The European Movie Masters) é um programa de mestrado europeu em realização e produção cinematográfica. O seu foco é criatividade e ficção, divididos em arte e técnica. O programa oferece especializações nos mais diversos âmbitos – do roteiro, à produção, passando pela direção e pela edição.

O curso é apoiado pelo programa Erasmus + e tem duração de 24 meses. As aulas são divididas entre Lisboa (Portugal), Edimburgo (Escócia) e Tallinn (Estônia). O ensino em cada universidade reflete os pontos fortes de cada instituição e é uma oportunidade de intercâmbio bem legal.

Como é o programa Erasmus +

O programa Erasmus Plus Partner Countries contempla estudantes de países não pertencentes à União Europeia que não tenham residido, estudado ou trabalhado na Europa por mais de 12 meses desde 28 de fevereiro de 2010.

O programa oferece um auxílio para os custos de participação de até 9 mil euros por ano. Se o valor não for suficiente para o pagamento das taxas, este deve ser custeado pela organização participante e não pode ser cobrado do bolsista.

Além disso, o programa dá um auxílio de viagem de 3 mil euros por ano para bolsistas de países distantes. O bolsista ainda conta com auxílio para instalação de mil euros, além de ajuda de custo mensal de mil euros para subsistência durante a inteira duração programa (máximo 24 meses).

Inscrição para bolsa de mestrado em cinema em Portugal e + dois países

Podem se candidatar para o KEM, é preciso ter graduação na área do cinema. Também são aceitos estudantes formados em outras áreas, mas com experiência profissional no âmbito.

As inscrições para bolsa para mestrado em cinema em Portugal, na Escócia e na Estônia vão até o dia 10 de dezembro de 2017. A candidatura para as bolsas é feita juntamente com a application para o mestrado, onde o candidato deverá afirmar o interesse no benefício. Para se inscrever, é necessário preencher e enviar o formulário online anexando os seguintes documentos:

• Cópia do passaporte;
  • Fotografia recente;
  • Diploma de graduação traduzido;
  • Currículum vitae;
  • Duas cartas de recomendação com informações de contato da pessoa de referência;
  • Carta de motivação que expresse o interesse em estudar no KEM (máx. 1000 caracteres);
  • Redação listando as expectativas relativas ao conhecimento que espera adquirir no curso (máx. 1000 caracteres);
  • Portfólio dos trabalhos cinematográficos realizados, justificando a área de especialização escolhida para o curso (o ideal é que os filmes tenham legenda em inglês);
  • Certificado de proficiência em inglês (IELTS 6.0).

Além disso, para concorrer às bolsas, o interessado deverá preencher uma parte expecífica do formulário (Erasmus Mundus Scholarship Information). É necessário também responder à pergunta “Por que você deve ser um beneficiário da bolsa para mestrado em cinema em Portugal e outros dois países?”.

São levadas em consideração na seleção a qualidade da formação acadêmica, a motivação e a justificativa do candidato em relação aos estudos e trabalhos prévios e à carreira futura. Além disso, também são considerados o nível de inglês – através do certificado e de uma entrevista. Essa será realizada por Skype com aqueles que ficarem bem colocados na primeira fase da seleção, que consiste na análise do formulário e do material enviado. Os selecionados deve ser anunciados até maio de 2018.

Saiba mais sobre o mestrado da KEM
Leia tudo sobre as bolsas
Inscreva-se agora

FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-para-mestrado-em-cinema-em-portugal-erasmus/