DAAD dá bolsa para mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha

Estão abertas as inscrições para a bolsa para mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha. O curso é oferecido em parceria pela Universidade de Bonn e a Universidade da ONU e tem duração de 24 meses. O curso Geography of Environmental Risks and Human Security tem bolsa de estudos completa do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico)  e é completamente em inglês. O mestrado em mapeamento de risco ambiental e segurança humana faz parte do programa de mestrados em Desenvolvimento Sustentável (EPOS) do DAAD, que oferece bolsas para cursos em diversas áreas.  As inscrições podem ser feitas por e-mail até o dia 15 de janeiro.

Como é o mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha

O objetivo do curso é dar para os estudantes conhecimento detalhado, compreensão crítica e ferramentas estratégicas para um approach interdisciplinar dos riscos ambientais e da segurança humana. O mestrado foca em questões teóricas, metodológicas e práticas da geografia para entender melhor a emergência dos riscos ambientais e catástrofes naturais e quais suas implicações para as relações entre homem e natureza. O curso é oferecido em conjunto pelo departamento de Geografia da Universidade de Bonn e a Universidade da ONU.

O currículo do mestrado inclui um estágio obrigatório de, pelo menos, oito semanas. O período de estágio começa oficialmente no terceiro semestre do mestrado. Durante o quarto e último semestre do curso, os alunos fazem a dissertação final do curso. O estágio pode ser feito em qualquer organização da ONU, outras instituições internacionais ou qualquer entidade que trabalhe em áreas temáticas relevantes para o programa. O processo de busca de vaga de estágio em organizações da ONU tem o apoio UNU-EHS. O curso oferece uma extensa oportunidade de exposição dos alunos a agências internacionais, ONGs, órgãos governamentais e institutos de pesquisa públicos e privados, oferecendo uma rede de contatos profissionais  e acadêmicos para os alunos do mestrado.

Requisitos para se candidatar ao mestrado na Alemanha em Geography of Environmental Risks and Human Security:

• Graduação em geografia ou área relacionada (no momento da candidatura, a graduação não pode ter sido terminada a mais de cinco anos)
  • Dois anos de experiência de trabalho comprovada
  • Inglês avançado comprovado por teste: TOEFL (Paper 550; IBT 79;  CBT 213), IELTS 6.5, Cambridge Exam CAE (nível mínimo B2) ou telc B2 – C1.

Documentos necessários para aplicar para a bolsa de mestrado

• Carta de motivação
  • Currículo atualizado e assinado (link abaixo)
  • Diploma universitário e Histórico da Universidade traduzidos e apostilados
  • Prova de proficiência de inglês
  • Comprovação de emprego ou da experiência relevante
  • Formulário de candidatura do DAAD (no formulário não é necessário anexar um projeto de pesquisa)
  • Formulário de candidatura mestrado
  • Foto de passaporte
  • Cópia do passaporte
  • Duas cartas de recomendação: uma acadêmica e uma profissional

O material da candidatura para o mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha deve ser enviado por e-mail para: master-georisk@ehs.unu.edu. É importante lembrar que os documentos devem ser enviados em, no máximo, dois arquivos de PDF. Os arquivos não podem ter mais de 8MB. Outro ponto importante é que a documentação deve ser enviada até as 23:59 do dia 15 de janeiro (horário da Europa central).

O que a bolsa de mestrado em mapeamento de risco ambiental na Alemanha do DAAD oferece

Os candidatos que receberem a bolsa do DAAD para o mestrado na Alemanha em Development Management recebem todo o auxílio financeiro e estrutural para fazer o curso. Na bolsa, estão incluídos: seguro-saúde, bolsa mensal de 750 euros, taxas e passagem de ida e volta para o Brasil.

Veja detalhes sobre a estrutura do curso
Veja o modelo de currículo para a bolsa
Formulário de candidatura para o mestrado
Formulário de candidatura do DAAD