Bolsa para estudar cinema na Alemanha do DAAD recebe inscrições

O Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD)  oferece bolsas para cursos de mestrado e qualificação (pra quem já fez mestrado) na Alemanha na área de Cinema. Nas mesmas chamadas, o DAAD também oferece bolsas para cursos nas áreas de Artes Visuais, Design, Comunicação Visual, Música, Artes Cênicas, Performance, Dança e Arquitetura.

O programa tem como objetivo o aperfeiçoamento de estudantes altamente qualificados e oferece a possibilidade de adquirir ou não um título acadêmico em uma instituição alemã de ensino superior.  A bolsa para estudar cinema na Alemanha do DAAD dá passagem área, seguro-saúde e 750 euros mensais.

Quem pode se inscrever

Para se inscrever, é necessário não ter tido sua última formação há mais de seis anos, contando da data de inscrição.  É importante lembrar que, no momento da inscrição, os candidatos não podem estar residindo há mais de 15 meses na Alemanha. Os candidatos da área de música devem apresentar gravações que não tenham sido produzidas há mais de um ano. Também é preciso ter proficiência no idioma em que seu curso será ministrado. Ou seja, se seu curso for em inglês, você precisa ter inglês fluente, já se o curso for em alemão, você precisa ter o nível mínimo exigido no idioma.

Como é o processo de candidatura

O processo funciona de uma maneira BEM alemã: na primeira etapa do processo, o candidato fica responsável por encontrar a instituição onde deseja estudar e fazer todos os contatos relativos a isso. Os trâmites de inscrição na universidade e prova de habilidade específica são responsabilidade dos candidatos. A aprovação da bolsa não equivale à aceitação automática por parte da universidade alemã.  O nível do conhecimento de alemão exigido é definido pelo professor orientador ou por normas da universidade onde você vai querer se inscrever. A bolsa inclui um curso prévio de alemão na Alemanha.

É muito importante ser muito cuidadoso na hora de fazer todo o processo na universidade alemã, pois a decisão sobre a aceitação e a análise da validade dos estudos anteriores é de competência desta instituição. Caso o bolsista não seja aprovado e fique impedido de se matricular, terá de retornar ao país de origem e não poderá dar continuidade à bolsa.

Como se inscrever para a bolsa para estudar cinema na Alemanha

Uma parte da candidatura para a bolsa deve ser feita no portal do DAAD, através do qual o interessado deve enviar a maioria da documentação. É importante lembrar que o portal só abre as inscrições seis semanas ANTES do prazo de fim de candidaturas, então, você pode ir se preparando desde hoje para submeter sua documentação  seis semanas antes do prazo que vai até 30 de novembro.

Na etapa da inscrição via site, o candidato deve enviar:

• Formulário do DAAD;
  • Currículo;
  • Carta de motivação;
  • Diploma ou histórico da graduação;
  • Certificado de conhecimento de inglês e/ou alemão;
  • Formulário com informações sobre os cursos escolhidos em ordem prioritária;
  • Carta de aceitação no curso de pós graduação;
  • Lista do portfólio e declaração de que todas as amostras são obras próprias.

Uma via impressa do formulário (PDF gerado pelo próprio sistema) com anexos deve ser enviada pelo correio, juntamente com uma carta de recomendação de um professor de uma instituição de ensino superior brasileira e o portfólio para:

DAAD Escritório Regional Rio de Janeiro
Caixa Postal 62564
22250-970 Rio de Janeiro – RJ

As especificações do material a ser enviado estão no edital. O DAAD no Rio de Janeiro é o ponto de contato para tirar dúvidas. Você pode mandar sua mensagem por e-mail: artesmusica@daad.org.br ou telefone (21) 2553 3296 / Ramal: 18.

FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-para-estudar-cinema-na-alemanha-do-daad-recebe-inscricoes/