UFPel entre as melhores universidades do mundo

Três universidades do Rio Grande do Sul estão na lista das melhores instituições de Ensino Superior do mundo, segundo levantamento da consultoria britânica Times Higher Education (THE) divulgado nesta terça-feira (5). A Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é a melhor colocada, seguida pela Federal de Pelotas (UFPel) e pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS).

Foram incluídas na edição deste ano do ranking THE, considerado a principal classificação do Ensino Superior, mil instituições de ensino de 77 países. Nas melhores posições estão universidades da Inglaterra e dos Estados Unidos, com a britânica Oxford na primeira posição.

Entre as latino-americanas, a melhor colocada é a Universidade de São Paulo (USP), que permanece na posição entre 251 e 300. A UFRGS está em oitavo lugar entre as brasileiras, e mantém a mesma posição no ranking em relação ao ano passado – entre 601 e 800. A UFPel, que em 2016 não entrou na lista, aparece entre as classificações 801 e 1000. A PUCRS também está entre 801-1000, e caiu em relação à edição anterior, quando figurava entre 601-800.

Presente no levantamento do ano passado, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) não aparece na classificação divulgada hoje. Mesmo assim, o Rio Grande do Sul mantém três instituições na lista em função da entrada da UFPel.

Brasileiras no ranking

251–300 – Universidade de São Paulo (USP)
401–500 – Universidade de Campinas (Unicamp)
501–600 – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
601–800 – Universidade Federal do ABC (UFABC)
601–800 – Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
601–800 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
601–800 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
601–800 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
601–800 – Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
601–800 – Universidade Estadual Paulista (Unesp)
801–1000 – Universidade de Brasília (UnB)
801–1000 – Universidade Federal do Ceará (UFC)
801–1000 – Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
801–1000 – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
801–1000 – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
801–1000 – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
801–1000 – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
801–1000 – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
801–1000 – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
801–1000 – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
801–1000 – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Queda na presença brasileira
O ranking de melhores universidades do mundo é divulgado anualmente e leva em conta 13 indicadores, reunidos em cinco categorias: ambiente de ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume e investimento) e citações (a influência da pesquisa).

O editor do levantamento, Phil Baty, ressalta a redução de instituições brasileiras no ranking. São 21 este ano, contra 27 na edição do ano passado. Segundo ele, universidades da América Latina têm enfrentado dificuldades em função da crise econômica.

— As universidades latino-americanas receberam menos investimentos, e isso tem reflexos no ranking. A região precisa investir nas instituições e melhorar a qualidade do ensino e da pesquisa — afirma.

As universidades federais têm enfrentado redução de investimentos nos últimos anos. A UFRGS, por exemplo, projeta um déficit de mais de R$ 15 milhões somente este ano. Os efeitos da crise também é sentido na pesquisa, após a redução em 44% no orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia em 2017.

Instituições privadas também enfrentam dificuldade. O Censo do Ensino Superior, divulgado na semana passada, aponta para a primeira queda no número de matrículas em 11 anos.

Melhores do mundo

1 University of Oxford – Reino Unido
2 University of Cambridge – Reino Unido
3 California Institute of Technology – Estados Unidos