Chamada IODP para Expedição 378

Até o dia 15 de setembro de 2017 estão abertas inscrições para a Expedição IODP 378 – South Pacific Paleogene Climate que ocorrerá no período de 14 de outubro a 14 de dezembro de 2018.

Candidaturas
Podem se inscrever pesquisadores em nível de doutorado, pós-doutorado ou pesquisador pleno (candidato com mais de 8 anos de título de doutor), nas especialidades de:

Biology, Microbiology, Inorganic Geochemistry, Organic Geochemistry, Geophysics, Hydrogeology, Hydrology, Lithostratigraphy, Logging, Igneous Petrology Log – Seismic Interpretation, Oceanography, Paleomagnetism, Paleontology (Diatom), Paleontology (Dinoflagellate), Paleontology (Megafossil), Paleontology (Foraminifer – Benthic), Paleontology (Foraminifer – Planktonic), Paleontology (Nannofossils), Paleontology (Phytoplankton), Paleontology (Radiolaria), Paleontology (Silicoflagellate), Paleontology (Other), Palynology, Petroleum Geology, Petrology, Igneous Petrology, Metamorphic Petrology, Physical Properties, Sedimentology, Seismology, Stratigraphic Correlation, Structural Geology, Downhole Measurements.

Para se candidatar, o interessado deverá se inscrever online no http://inscricao.capes.gov.br/individual, incluindo os seguintes documentos:

Documentos necessários para upload no sistema online de inscrição (em formato PDF):

  1. Currículo em inglês;
  2. Currículo lattes em português;
  3. Application form (modelo abaixo);
  4. Participation Plan (modelo abaixo); e,
  5. Uma das 3 cartas (de acordo com o vínculo do candidato):
    1. Carta de recomendação em inglês do orientador (somente para candidatos cursando doutorado) – a letter from their primary adviser documenting the student’s scientific experience and detailing how participation on the cruise would fit into their graduate degree program;
    2. Carta de recomendação em inglês do coordenador do projeto (somente para candidatos que forem membros de projeto do Edital IODP/Capes nº 38/2014);
    3. Carta de compromisso em inglês da instituição à qual se vincula o candidato (somente para aqueles candidatos que não se enquadram em nenhuma das duas opções anteriores) – essa carta deve demonstrar que a instituição proverá apoio ao candidato para continuidade de sua pesquisa pós-expedição.

Para mais informações sobre a Expedição 378, consultar o link:

http://iodp.tamu.edu/scienceops/expeditions/south_pacific_paleogene_climate.html

As candidaturas serão avaliadas pelo Comitê Científico do Programa no Brasil e, posteriormente, homologadas pelo próprio IODP.

Uma vez selecionado, o candidato contará, com auxílio deslocamento para aquisição das passagens internacionais e auxílio para aquisição de seguro saúde. Durante sua permanência no navio JOIDES Resolution, as despesas de acomodação e alimentação serão custeadas pelo programa IODP.

Sobre o programa
International Ocean Discovery Program (IODP) é um programa internacional de pesquisas marinhas, que visa investigar a história e a estrutura da Terra, a partir do registro em sedimentos e rochas do fundo do mar, e monitorar ambientes de sub-superfície. O programa reúne parte significativa da comunidade científica atuante nas ciências do mar em águas profundas de diversos países.

Para alcançar seus objetivos, usa avançada tecnologia em perfuração oceânica como instrumento essencial para novas descobertas, permitindo a disseminação de dados e amostras a partir de arquivos globais, particularmente para os países membros do programa.

O sistema de perfuração é apoiado por um parque analítico a bordo do Navio de Pesquisa JOIDES Resolution, composto por equipamentos de última geração voltados a pesquisa geofísica, geoquímica, microbiológica e paleoclimática. Além da infraestrutura a bordo, o IODP conta com apoio de numerosas instituições de pesquisa e formação de recursos humanos nos diferentes países que atualmente compõem o Programa.

Desde 2013, o Brasil, por meio de financiamento viabilizado pela Capes, é membro do consórcio JOIDES Resolution e colabora com o Programa IODP.

Atualmente, a participação do Brasil prevê uma vaga em cada expedição no Navio de Pesquisa do JOIDES Resolution (até 2 vagas podem ser disponibilizadas dependendo da demanda); utilização por parte de brasileiros de amostras previamente coletadas de programas anteriores como o Deep Sea Drilling Project (DSDP) e do Ocean Drilling Program (ODP) e atualmente coletadas pelo Programa IODP, por meio da preparação da “Sample Request” com suporte do Comitê Cientifico do Programa no Brasil; um membro no “Facility Board” do Navio de Pesquisa JOIDES Resolution; um representante brasileiro no “Scientific Evaluation Panel” (SEP) do IODP; e um representante brasileiro no Subgrupo “Site Survey” do SEP/IODP.

Para executar as atividades previstas no Programa, a Capes conta com o apoio de um Comitê Científico e um Comitê Executivo.

Para saber mais sobre o programa em http://iodp.tamu.edu/index.html.
Dúvidas podem ser dirimidas pelo e-mail: iodp@capes.gov.br.

FONTE: http://www.capes.gov.br/bolsas/programas-especiais/chamada-iodp-para-expedicao-378