Heinz Kühn Stiftung: bolsa para jornalistas na Alemanha recebe inscrições de Brasileiros

A Heinz Kühn Stiftung, na Alemanha, todos os anos seleciona jornalistas para uma bolsa de até quatro meses. A oportunidade inclui: curso de alemão, estágio – geralmente na Deutsche Welle em Bonn -, ajuda para cobrir os gastos, curso de alemão, passagem, etc. Ou seja, é uma oportunidade pra jornalistas que querem passar um tempo na Alemanha trabalhando, aprendendo e desenvolvendo pesquisa. Diferente do IJP, a bolsa da HKS exige apenas conhecimentos básicos de alemão.

O programa da Heinz Kühn Stiftung já tem mais de 28 edições. Para se inscrever é preciso ser jornalista de um “país em desenvolvimento”, ter até 35 anos, ter interesse em políticas de desenvolvimento, ter curso superior em Jornalismo e experiência na área e conhecimentos básicos em alemão. Os bolsistas selecionados também precisam apresentar um relatório sobre suas atividades na Alemanha ao final da bolsa.

Para se candidatar para a bolsa para jornalistas na Alemanha da HKS, é preciso enviar a documentação e proposta até 30 de novembro pelo correio. O processo de seleção termina em março do ano seguinte. Os documentos necessários para inscrição são:
– Curriculum vitae em alemão com uma foto recente;
– Certificado sobre a profissão exercida (diploma e algum documento que comprove sua experiência na área);
– Certificado sobre conhecimentos linguísticos de alemão
– Carta de motivação indicando temas do interesse do candidato.

Toda documentação deve ser enviada somente por correio (e não por e-mail) para o seguinte endereço:

Ministerpräsidentin des Landes Nordrhein-Westfalen Heinz-Kühn-Stiftung
Fürstenwall 25
40219 Düsseldorf

Os candidatos estrangeiros são selecionados pelo conselho da fundação a partir da análise dos documentos apresentados. Para mais informações, é só contatar Ute Maria Kilian em Düsseldorf.  Telefone  +49(0)211 837 1274 e-mail: umkilian@stk.nrw.de.

Veja o edital
Saiba mais sobre o programa
Veja os relatórios dos bolsistas anteriores

FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-jornalistas-alemanha-heinz-kuhn/