Bolsas de Apoio à Formação Acadêmica de Mulheres Latino-Americanas

O Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) anunciou cem bolsas integrais em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, que faleceu no último dia 3. Em associação com a FLACSO Brasil (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais) e a UMET (Universidad Metropolitana para la Educación y el Trabajo), a iniciativa concederá o benefício apenas a mulheres que venham de países da América Latina e Caribe. O prazo para inscrição varia de acordo com o curso escolhido.

As bolsas Marisa Letícia Lula da Silva dão acesso a cursos de especialização e cursos internacionais (com menor carga horária e sem o status de pós-graduação) oferecidos pela FLACSO a partir de março. Ao todo, são quatro temas possíveis, oferecidos exclusivamente na modalidade virtual: Política Pública e Justiça de Gênero, Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina, Epistemologias do Sul, e Direitos Humanos e Estudos Críticos do Direito.

Cada curso conta com professores e seminaristas de destaque na área, que tenham consolidado suas carreiras com estudos sobre países latino-americanos e caribenhos. Na formação em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina, por exemplo, a lista inclui nomes como o de José Pepe Mujica (ex-presidente do Uruguai) e Boaventura de Sousa Santos (sociólogo catedrático da Universidade de Coimbra).

Metade das bolsas disponíveis será destinada a brasileiras que estudam, são docentes ou pesquisadoras em instituições de ensino no Brasil. Também têm prioridade as candidatas que alegam dificuldades em pagar os cursos oferecidos pela organização, ou que façam parte de movimentos sociais, sindicatos e partidos, com foco em direitos humanos, feminismo e justiça social. Para se candidatar, é necessário preencher o cadastro no site da CLACSO.

Confira aqui o edital completo da bolsa.

Para interessados nos temas que não possuam a bolsa, o custo integral dos cursos gira em torno de 1500 dólares, com desconto para associados da CLACSO e instituições parceiras. Também nesses casos, as inscrições têm prazo determinado no site.

FONTE: https://www.estudarfora.org.br/bolsas-marisa-leticia/