10 instituições que oferecem bolsa para estudantes de cinema e audiovisual

 #1 Kodak Student Scholarship Program, internacional
A Kodak oferece duas bolsas para estudantes de cinema, que incluem um prêmio em dinheiro, entre 2 e 4 mil dólares, além de um auxílio financeiro para realização de projetos futuros. Universidades que possuem um programa de cinema, produção audiovisual ou cinematografia (inclusive brasileiras) podem indicar até 2 estudantes para concorrer às bolsas anuais. As bolsas são concedidas com base no potencial do estudante e sua performance acadêmica, no caso da Kodak Student Scholarship Award; ou com base apenas na análise da amostra de produção enviada ao júri, no caso da Kodak Student Cinematography Scholarship Award. As inscrições podem ser feitas até maio de cada ano, através do site.

#2 Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos
Além do benefício de estudar cinema perto do maior polo de produção audiovisual do mundo, os candidatos à graduação e pós-graduação em cinema da Universidade do Sul da Califórnia também podem concorrer a uma diversidade de bolsas. A Robert Rodriguez Fellowship e a The Grillo-Marxuach Fellowship são direcionadas a estudantes de pós-graduação que tenham projetos voltados à representação da cultura latino-americana. A Robert Rodriguez oferece aos estudantes bolsas de até 25 mil dólares por ano acadêmico, além de mentoria e estágios; já a The Grillo-Marxuach (criada pelo ex-aluno da USC e vencedor do Emmy pelo roteiro e produção da série Lost) contempla apenas estudantes do programa MFA Writing for Screen and Television. Outra bolsa famosa é a The George Lucas Support Fund For Diversity, voltada a estudantes de graduação ou pós-graduação que pertençam a grupos subrepresentados na indústria do entretenimento. Os estudantes também podem concorrer a algumas das bolsas oferecidas pela própria USC. As candidaturas devem ser enviadas até fevereiro de cada ano.

#3 Universidade de South Wales, na Austrália
A bolsa Art & Design International Scholarship oferece isenção total dos valores do curso pela duração do programa de Mestrado na instituição. A seleção é feira com base em mérito acadêmico e análise do projeto proposto. As inscrições estão abertas até 30 de novembro

#4 Universidade de Concordia, no Canadá
Candidatos ao programa de Master of Fine Arts com foco em Film Production da Universidade de Concordia, em Montréal, Canadá, podem concorrer às bolsas oferecidas tanto pela universidade quanto por instituições parceiras. Todas as bolsas podem ser pesquisadas aqui, com filtro para “Estudantes Internacionais” e “Cinema”. Além disso, estudantes internacionais também podem trabalhar até 20 horas semanais dentro da universidade, em um programa de Work and Study que baseia sua seleção na necessidade financeira do estudante.

#5 Francis D. Lyon Scholarship, internacional
Esta bolsa, oferecida pela fraternidade Phi Delta Theta, da Universidade da Califórnia – Los Angeles, é uma homenagem ao cineasta Francis D. “Pete”, Lyon, que estabeleceu o prêmio em 1966. Podem concorrer estudantes de pós-graduação em audiovisual que sejam ou não membros da fraternidade. As bolsas são no valor aproximado de 2,5 mil dólares e as inscrições devem ser feitas através do site em maio de cada ano.

#6 Universidade de Colorado-Boulder, nos Estados Unidos
Com um programa renomado e premiado de cinema, não é raro que a Boulder tenha estudantes escolhidos para receber bolsas de estágio no Instituto Sundance. Candidatos aceitos para o seu programa de graduação em Film Studies podem concorrer às bolsas Presidential Scholarship, no valor de 55 mil dólares; Chancellor Scholarship, no valor de 25 mil dólares, além das bolsas do departamento de Artes e Humanidades, no valor de 12 mil dólares. Além disso, atuais alunos de graduação e pós-graduação podem concorrer a bolsas para realização dos seus projetos de produção audiovisual, que variam de 200 a 2 mil dólares americanos. As inscrições se encerram em janeiro de cada ano.

#7 New York Film Academy, nos Estados Unidos
Uma das instituições mais renomadas de cinema dos Estados Unidos, a NYFA oferece bolsas parciais mediante comprovação de necessidade financeira para estudantes internacionais – benefícios válidos tanto para os cursos mais curtos, de um ano, quanto para bacharelado e mestrado completo. Além disso, estudantes internacionais que possuam um diploma de bacharelado na área também são elegíveis a uma bolsa de 500 dólares por ano. Há diversas opções de programas com início em setembro ou em janeiro nos campus de Los Angeles, Nova York e South Beach (Florida), e as datas de inscrição variam de acordo com o curso escolhido.

#8 New York University, Estados Unidos
Todos os estudantes internacionais que se inscrevem para um mestrado nos programas de audiovisual da NYU são automaticamente considerados para auxílio financeiro do departamento. Já candidatos a programas de graduação devem preencher um formulário de auxílio financeiro, que será enviado juntamente da inscrição. Além disso, a instituição também elaborou um guia com possíveis prêmios e bolsas externas a que podem concorrer seus estudantes de graduação e pós-graduação.

#9 Bristol University, Reino Unido
A Universidade de Bristol oferece uma série de bolsas com valores a partir de 10 mil libras anuais para estudantes aceitos para programas de doutorado na Faculdade de Artes. Os candidatos devem demostrar excelência acadêmica e potencial para pesquisa, além de serem aceitos para um programa de doutorado na instituição. As inscrições se encerram em janeiro de cada ano. Além disso, a Universidade também é uma das parceiras do projeto Santander Universidades, que oferece bolsas de até 5 mil libras para estudantes da América do Sul que desejem realizar um mestrado na instituição.

#10 Universidade de East Anglia, Reino Unido
Todos os estudantes aceitos para os programas de pós-graduação no departamento de Artes serão automaticamente considerados para as bolsas de Excelência Internacional – cujo valor cobre entre 25% e 50% dos valores de anuidade do curso. Candidatos à graduação também podem concorrer às bolsas de mérito Vice Chancellor’s Prize, no valor de 50% da anuidade, e International UG Prizes, no valor de 25% da anuidade. As inscrições se encerram em junho de cada ano.

FONTE: https://www.estudarfora.org.br/10-bolsas-para-estudar-cinema-no-exterior/