Bolsas para mestrados em inglês do DAAD para cursos de diferentes áreas na Alemanha

Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas para mestrados em inglês na Alemanha do DAAD.  O programa prevê bolsas para brasileiros que queiram fazer cursos na área de Desenvolvimento. Os cursos oferecidos são em inglês ou em alemão.

A oportunidade é para jovens profissionais que buscam aperfeiçoamento em áreas de desenvolvimento (das engenharias às ciências sociais) que tenham graduação completa, rendimento acadêmico acima da média, inglês ou alemão fluente e, no mínimo, dois anos de experiência profissional na área do curso. As inscrições devem ser feitas diretamente com as instituições na Alemanha, o prazo de inscrição varia.

As bolsas de mestrado na Alemanha do DAAD destinam-se exclusivamente aos cursos que iniciarão em 2018, oferecidos nas universidades credenciadas nas mais diversas áreas com relação ao desenvolvimento sustentável (Economia, Agronomia, Geografia, Matemática, Direito, Política, Administração, Engenharia, Planejamento Urbano, Saúde Pública, Meio Ambiente e outros). O DAAD também publicou um livreto com uma explicação sobre todos os cursos elegíveis para a bolsa.

Veja os cursos e seus prazos de inscrição:

Curso Universidade Inscrições até
Development Management RU Bochum 30.09.2017
Planejamento Urbano / Arquitetura
Master of Science Integrated Urbanism and Sustainable Design Universidade de Stuttgart 15.02.2017
Agronomia e ciências florestais
International Agribusiness and Rural Development – IARD U Göttingen/U Bogor 15.04.2017
Ciências ambientais
Environment and Resources Management – Focus Latin America TH Köln/U San Luis Potosi 28.02.2017
Comunicação & mídia
International Media Studies HS Bonn-Rhein-Sieg/DW Akademie 30.04.2017

Como funciona a candidatura

Candidatas e candidatos devem enviar sua documentação diretamente à universidade alemã escolhida. Algumas universidades têm exigências especiais, adicionais às exigências do DAAD para a concessão da bolsa, por isso o site do curso escolhido deve ser consultado sobre requisitos, procedimentos e documentos adicionais. Link útil: pré-requisitos para ser bolsista do DAAD.

O DAAD no Brasil pode ajudar solucionando dúvidas gerais sobre o programa pelo email aufbau@daad.org.br ou pelo pelo telefone: (21) 2553 3296 / Ramal: 14. Dúvidas específicas sobre cada curso devem ser enviadas para as universidades.

A bolsa inclui 750 por mês, ajuda de custo para passagem aérea na ida e na volta, curso preparatório de alemão (pra quem precisa) e seguro-saúde.

Veja respostas para as perguntas mais frequentes sobre as bolsas de mestrado na Alemanha
Veja o edital da seleção
Veja publicação do DAAD com detalhes sobre cada um dos cursos e os processos de candidatura

FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-para-mestrado-na-alemanha-daad/