Bolsas de mestrado em Urbanismo do DAAD para estudar na Alemanha e no Egito

O programa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico prevê auxílio financeiro para brasileiros interessados em cursos com foco em desenvolvimento nas mais diversas áreas e universidades.

As bolsas de mestrado em Urbanismo Integrado e Design Sustentável (Integrated Urbanism and Sustainable Design – IUSD) fazem parte do programa e as candidaturas para esse curso podem ser enviadas até o dia 15 de fevereiro. O benefício inclui 750 euros por mês, ajuda de custo para passagem aérea de ida e volta, curso preparatório de alemão (pra quem precisa) e seguro-saúde.

Organizado pela Faculdade de Arquitetura e Planejamento Urbano da Universidade de Stuttgart, na Alemanha, em parceria com a Universidade Ain Shams, localizada no Egito, o curso tem duração de dois anos e as aulas são em inglês. As bolsas do DAAD são voltadas para os estudantes que optarem pelo chamado “Double Degree”, no qual os primeiros dois semestres do mestrado são em Stuttgart e os dois últimos no Cairo.

O objetivo do curso é preparar a nova geração para enfrentar os graves problemas ambientais, culturais e socioeconômicos resultantes das dinâmicas urbanas em todo o mundo. A filosofia do programa de mestrado é baseada no intercâmbio transnacional de aprendizagem entre estudantes provenientes de diferentes contextos regionais aplicados a uma específica realidade urbana.

Requisitos para as bolsas de mestrado em Urbanismo

O mestrado IUSD é voltado para graduados e profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo, paisagismo, planejamento regional e engenharia civil. Também são aceitos jovens com graduação em outras áreas, como geografia, sociologia, economia, estudos culturais, ciência política ou outros, que tenham uma relevante experiência profissional relacionada ao âmbito de estudo do curso.

Para concorrer às bolsas, os candidatos devem cumprir também os requisitos do DAAD: experiência de trabalho na área de no mínimo dois anos, graduação concluída há no máximo seis anos, rendimento acadêmico acima da média e inglês fluente.

Como se candidatar para as bolsas

Para concorrer às bolsas do DAAD, candidatas e candidatos devem enviar a documentação diretamente à universidade escolhida. No caso do mestrado em Urbanismo Integrado e Design Sustentável, é necessário enviar a candidatura para as duas universidades do Double Degree: a Universidade de Stuttgart e a Ain Shams. Para essa parte da candidatura será necessário escanear, salvar em PDF e anexar os seguintes documentos:

• Cópia do diploma do Ensino Médio (autenticada e traduzida em inglês);
  • Cópia do diploma de graduação (autenticada e traduzida em inglês);
  • Histórico Escolar (autenticado e traduzido em inglês);
  • Cópia do passaporte;
  • Certificado de inglês (são aceitos IELTS – general or academic, min. band 6 – ou TOEFL – min. score 550 paper based, 213 computer based, 79 internet based);
  • Carta de motivação (em inglês com no máximo 350 palavras) e portfólio (em inglês com no máximo cinco páginas A4).

O conteúdo da carta de motivação deve ser relacionado ao seu interesse no programa e nos objetivos que você tem ao se inscrever no curso. É importante também descrever como a sua experiência pode contribuir para os objetivos do mestrado e como você pretende usar futuramente os conhecimentos que vai adquirir. Já o portfólio serve para apresentar uma lista de projetos ou amostras de trabalhos (profissionais ou acadêmicos) relevantes para o conteúdo do curso.

Além de aplicar para cada uma das instituições, você deverá enviar os documentos da candidatura à bolsa via email para epos@iusd.uni-stuttgart.de. São eles:

• Formulário de candidatura do DAAD (disponível aqui);
  • Curriculum Vitae (modelo aqui);
  • Duas cartas de recomendação;
  • Formulário de candidatura específico do mestrado EPOS-funded Double Degree (disponível aqui).

É necessário se registrar nas duas universidades para preencher o formulário. Todo o procedimento deve ser realizado até o dia 15 de fevereiro.

O DAAD no Brasil pode ajudar solucionando dúvidas gerais sobre o programa pelo email aufbau@daad.org.br ou pelo pelo telefone: (21) 2553 3296 / Ramal: 14. Dúvidas específicas sobre o curso devem ser enviadas para as universidades: info@iusd.uni-stuttgart.de ou iusd@eng.asu.edu.eg.

Saiba mais sobre o mestrado

Veja os detalhes sobre como funciona a candidatura

Confira as respostas para as perguntas mais frequentes sobre as bolsas de mestrado na Alemanha

FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsas-de-mestrado-em-urbanismo-daad/