Concurso de redação da ONU premia jovens com viagem a Nova York

A Organização das Nações Unidas (ONU) está com as inscrições abertas para a quarta edição do concurso cultural Várias Línguas, Um Mundo (Many Languages One World), que selecionará 60 jovens para passar uma semana na sede da organização, em Nova York (EUA). As inscrições vão até o dia 16 de março.

Os vencedores participarão, entre os dias 15 e 26 de julho, de uma série de atividades, incluindo o Global Youth Forum. A ideia é que jovens de diferentes partes do mundo ajudem a elaborar planos de ação relacionados ao desenvolvimento sustentável para a agenda 2030 da ONU. Todas as despesas com passagens aéreas, acomodação e alimentação serão pagas pela ELS, patrocinadora do concurso.

Para participar do concurso da ONU, é preciso escrever uma redação de até 2 mil caracteres em um dos seis idiomas oficiais da entidade (inglês, espanhol, árabe, russo, chinês ou francês). O tema deste ano é “O papel da habilidade multilíngue na cidadania global e entendimento cultural”. O texto, segundo o site da ONU, deve refletir o contexto pessoal, acadêmico, cultural e nacional do candidato.

Além da redação, é necessário que um professor ou representante da instituição de ensino superior do candidato preencha no site um formulário de recomendação, garantindo que o estudante cumpriu o regulamento do concurso. Somente depois de preenchido este formulário a redação poderá ser enviada.

Serão selecionados dez textos em cada uma das línguas oficiais da ONU. Podem concorrer estudantes que tenham 18 anos ou mais e estejam matriculados em um curso de ensino superior. Na página do concurso, é possível conferir as redações dos escolhidos da última edição do Many Languages One World – entre eles, a da brasileira Ellen da Silva.

Saiba mais e faça sua inscrição aqui