Fototeca Memória da UFPel, recebe novo acervo.

A Fototeca Memória da UFPel, existe desde o ano de 2009, sendo que no ano de 2011 migrou para o departamento de Museologia, Conservação e Restauro do Instituto de Ciências Humanas, mantendo-se como projeto de extensão continuo, vinculado aos Cursos de Museologia, Conservação e Restauro e ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. A Fototeca recebeu no último dia 02 de outubro, o acervo da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Pelotas/RS. Este  acervo é composto por 5.520 fotografias em preto e branco e coloridas. Algumas apresentam danos e precisarão passar por um processo de restauração. O restante das fotografias será devidamente acondicionado. De acordo com a acadêmica Cristiane Rodrigues e estagiária da Fototeca Memória UFPel, as fotografias que compõem o acervo são datadas a partir da década de 70, e depois que elas passarem pelos processos de: Higienização e acondicionamento, serão sistematizadas e disponibilizadas uma plataforma digital para que futuramente sirvam como fontes de pesquisa. A UFPel passará a ter um arquivo memorável e que contará uma parte da história da universidade até o ano de 2004. Fazem parte deste projeto de ensino, cujos orientadores são a professora Francisca Michelon do curso de Conservação e Restauro, a coordenadora do curso de Conservação e Restauro Silvana Bojanoski e a professora do curso de Museologia Nóris Leal, os discentes: Ana Carolina Behling do curso de Conservação e Restauro, Carolina Tavares do curso de Museologia, Claudia Bitencourt do curso de Conservação e Restauro, Eloisa de Oliveira do curso de Conservação e Restauro, Mirella Borda do curso de Conservação e Restauro, Pamela Pereira do curso de Conservação e Restauro, Larissa Rodales do curso de Conservação e Restauro, Tarsila Rizzi do curso de Conservação e Restauro e Thiago Petitot do curso de Museologia.

Por Cristiane Rodrigues

fototeca

Na foto (da direita para esquerda):Kátia Helena Dias, da coordenadoria de comunicação social, orientadora Francisca Michelon do Curso de Conservação e Restauro, os discentes Cristiane Rodrigues, Pamela Pereira, Eloisa do Carmo, Thiago Petitot, Tarsila Rizzi, Carolina Tavares, Claudia Bitencourt e Larissa Rodales.

Publicado em 12/12/2014, na categoria Notícias.