Estudante do Curso de Conservação e Restauro recebe prêmio na categoria multidisciplinar do CIC.

O trabalho intitulado Diagnóstico, Análise e Sistematização das Coleções Arqueológicas do LEPPARQ sob a Perspectiva da Conservação, apresentado no CIC pela discente Paula de Aguiar Silva Azevedo, elaborado em conjunto com a discente Julia Xavier Barros e pelos docentes Karen Velleda Caldas, Isabel Halfen, Veronica Coffy Bilhalba dos Santos e Rafael Guedes Milheira, teve como principal objetivo a readequação da reserva técnica do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas – LEPAARQ.
Com vistas à conservação dos bens arqueológicos dos quais o laboratório é responsável, um dos campos de interesse a ser colocado no banco de dados refere-se às informações do estado de conservação das coleções. Através desse levantamento pode-se conhecer melhor como as diferentes tipologias de materiais se comportam no ambiente em que estão inseridas e estabelecer critérios de como melhor adequá-las.
É notório que as condições de uma reserva técnica nem sempre são as ideais, entretanto é indispensável à observação dos materiais, pois mesmo em condições adversas, as coleções podem se apresentar estáveis. Até mesmo a mudança de um ambiente, em princípio inadequado, para outro mais controlado, deve ser muito bem planejada e estudada para que outros artefatos não sofram e reajam com mais alterações, decisões que devem ser baseadas num extenso acúmulo de informações e pautadas por análise crítica criteriosa.
Esse trabalho prevê a recolha desses dados tanto através do desenvolvimento de fichas técnicas adequadas ao acervo, diagnóstico de suas coleções, bem como da associação dessas informações com os dados obtidos no monitoramento do ambiente da reserva técnica.
Este trabalho mostra a importância da interdisciplinaridade dentro de nossa área de atuação, visto que o mesmo foi desenvolvido em conjunto com o curso de Conservação e Restauro e o curso de Arqueologia. Em nossa área é importantíssimo à troca de conhecimento para uma intervenção adequada e uso correto dos materiais empregados. Parabenizamos a todos os envolvidos neste belíssimo trabalho.

10699123_944853132208332_1295357847_n

Na foto a discente Paula de Aguiar Silva de Azevedo, premiada na categoria multidisciplinar.

Por Cristiane Rodrigues

Publicado em 12/10/2014, na categoria Notícias.