Restauração de pinturas pertencentes ao Acervo do Paço Municipal da Prefeitura de Pelotas

Em comemoração aos 202 anos da cidade de Pelotas/RS, foi inaugurada no dia 07 de julho a exposição com pinturas restauradas pertencentes ao Acervo do Paço Municipal da prefeitura de Pelotas. Foram restauradas dezoito obras no total, porém, somente oito ficarão expostas, na medida em que as demais estarão em exposição que será realizada no Dia do Patrimônio, dia 16 de agosto.
Segundo a coordenadora do projeto, Profª Andréa Bachettini, a exposição trata-se de um Projeto de Extensão que apresenta o resultado do trabalho desenvolvido com os alunos do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel nas disciplinas de Pintura II nos anos de 2013 e 2014. Além da documentação, higienização e restauração do acervo, as obras que basicamente retratavam paisagens urbanas e rurais, retratos nus e naturezas mortas, passaram por diversos procedimentos ao longo do restauro, tais como: exames com luzes especiais, higienização das camadas pictóricas fixadas, consolidação de suportes e molduras, remoção de repinturas, reintegrações pictóricas e aplicação de camada de proteção para dar uma estabilidade maior ao trabalho. Além disso, foram realizadas desinfestações, devido à presença de insetos xilófagos.
Este trabalho, fez com que os discentes do curso de Conservação e Restauração da Universidade Federal de Pelotas pudessem através da prática mostrar os conhecimentos adquiridos durante as aulas e trazer de volta para a apreciação do público obras de grande valor histórico e artístico de importantes artistas dos séculos XIX e XX.
A exposição ficará aberta à visitação até o dia 25 de Julho, no Casarão nº6 da Praça Coronel Pedro Osório.

Por Cristiane Rodrigues

Fotos: Andréa Bachettini

995466_651783454836615_679677792_n1558401_535605823229602_466103695642440430_n

Publicado em 20/07/2014, na categoria Notícias.