TRANCAMENTO GERAL DE MATRÍCULA

O Trancamento Geral de Matrícula deve ser solicitado pessoalmente pelo aluno (mediante apresentação de documento de identificação) ou por procurador (mediante a apresentação de documento procuratório) no Colegiado de Curso. No ato da solicitação devem ser entregues todas as provas que forem julgadas necessárias. Cabe ao Colegiado de Curso apreciar e deferir pedidos de trancamento de matrícula, a cada período letivo, de acordo com os prazos definidos no calendário acadêmico.

O discente poderá solicitar o trancamento geral de matrícula por dois semestres consecutivos ou não, sem justificativa, e poderá solicitar o trancamento por outros dois períodos justificando a solicitação desde que os motivos estejam contemplados no Regulamento do Ensino de Graduação. (No caso do curso de Direito, que é anual, o trancamento poderá ser realizado por um ano sem justificativa e por mais um ano com justificativa)

Os motivos elencados no regulamento são os seguintes:

 

  • I- por motivo de doença do próprio aluno, mediante avaliação de junta médica oficial;
  • II- por motivo de doença do cônjuge, companheiro, ou de parente em linha reta até o 1º grau, no caso de a assistência direta do aluno ser indispensável, mediante avaliação de junta médica oficial;
  • III- por motivo de trabalho remunerado, iniciado no período letivo da solicitação, comprovada a incompatibilidade de horários;
  • IV- para o serviço militar.

Lembramos que o trancamento geral de matrícula não será permitido no período em que o aluno houver ingressado no curso, independente da modalidade de ingresso, salvo no primeiro e último motivo relacionado.

 

Formulário trancamento geral de matrícula