PROCESSO SELETIVO – QUILOMBOLAS E INDÍGENAS

A Resolução nº 15/2015, aprovada pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFPel criou dez vagas especiais, voltadas para estudantes provenientes de comunidades indígenas e quilombolas.

A criação de vagas específicas para quilombolas e indígenas está amparada pela lei 12.711 e pelo decreto 7824, ambos de 2012, que permitem e incentivam os novos espaços de acesso para grupos cuja possibilidade de ingresso na universidade é dificultada por diversas condições sociais e culturais.

Em 2015/2, primeiro semestre após a aprovação da resolução, foram aprovadas vagas nos seguintes cursos: Administração, Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Zootecnia. Cinco dessas vagas foram voltadas para comunidades quilombolas e as outras cinco para as indígenas. Em outros semestres há a possibilidade de vagas serem abertas para outros cursos da universidade.

Os editais de processo seletivo são publicados na página da CPSI (Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso).