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  • SISU – Avaliação do Componente Étnico-Racial (CCICE) -Resultado preliminar Comunicado 05/2017

    Confira no link abaixo o resultado preliminar da Avaliação do Componente Étnico-Racial (CCICE) referente ao Comunicado nº 05/2017 , primeira convocação para matrícula da lista de espera da UFPEL – SISU Verão 2017. O período para recursos será nos dias 28/03, 29/03 e 30/03 das 13h às 17h na sala da CAPE, prédio do Anglo, Rua Gomes Carneiro, número 01.

    Relatório preliminar Avalição do Componente Étnico-Racial – Comunicado 05_2017 (1)

     

  • PRAZO PARA RECURSO DO EDITAL 022/2016 PRORROGADO

    Em virtude da provável paralisação dos servidores técnicos administrativos da UFPel no dia de amanhã (15/03) informamos que o prazo para abertura de recursos referentes ao resultado preliminar do Edital CRA 022/2016 será prorrogado até o dia 16/03/2017 (quinta-feira). Esta alteração não acarretará prejuízos aos demais prazos que constam no edital, permanecendo estes inalterados.

  • Primeira convocação para matrícula – Curso de Tecnologia em Transportes Terrestres – SISU VERÃO 2017

    A Coordenação de Registros Acadêmicos publica a primeira convocação para matrícula dos candidatos da lista de espera UFPEL SISU Verão 2017 no curso de Tecnologia em Transportes Terrestres.

    Atenção: As vagas acrescidas às divulgadas no Edital 03/2017 são provenientes de desligamentos e cancelamentos realizados após a publicação do citado edital.

    Confira no link abaixo o Comunicado 06/2017 contendo as informações para realização da matrícula:

    comunicado_006_2017

    Confira no link abaixo a lista de candidatos do curso de Transporte Terrestre convocados para matrícula que deverão comparecer no dia, horário e local definidos no comunicado acima para entrega dos documentos :

    Atenção: Os arquivos abaixo lincados relacionam todos os convocados para matrícula, porém o comunicado nº06 refere-se apenas aos candidatos do curso 7500 – Transporte Terrestre, dessa forma somente estes devem considerá-lo.

    Cotas: comunicado_06_2017_convocação_cotas

    Ampla Concorrência: comunicado_06_2017_convocação_ampla_concorrência

    A leitura atenta do Edital nº03/2017 e do comunicado são fundamentais para uma matrícula tranquila.

    O não comparecimento na data e local especificado para matrícula acarretarão a perda da vaga, conforme edital.

    Para consultar sua classificação na Lista de Espera UFPEL acesse a publicação nos links abaixo:

    lista_espera_ufpel_cotas_sisu

    lista_espera_ufpel_ampla_concorrência_sisu

  • Principais dúvidas sobre documentação – Segunda etapa SISU Verão 2017/1

    O QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE SABER

     

    Orientações gerais:

     

    • Fique atento aos dias e horários estipulados no cronograma de matrículas, pois não será permitida nenhuma matrícula fora destes prazos. Preferencialmente, os candidatos devem comparecer no dia e turno específico para os seus cursos, mas, se for necessário, podem vir em um dos outros dias e turnos reservados para as matrículas.

     

    • Atente para não deixar de trazer a documentação completa exigida!

     

    • Alguns documentos são exigidos tanto para a matrícula quanto para a comprovação de renda, nesses casos o candidato precisa trazer mais de uma cópia destes documentos.

     

    • Quaisquer informações sobre esta e sobre as próximas etapas serão publicados pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), no endereço http://wp.ufpel.edu.br/cra/category/editais-sisu/ a qualquer momento, sendo de responsabilidade do candidato a verificação frequente da página da CRA.

     

     

    Candidatos inscritos por cotas sociais

    Para todas as modalidades de cotas:

    • Cotistas das quatro modalidades (L1, L2, L3 e L4) precisam comprovar, por meio de histórico ou certificado de conclusão, que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas brasileiras.
    • Não poderão concorrer às vagas reservadas para cotas os estudantes que tenham cursado, parcial ou integralmente, o Ensino Médio em escolas particulares, mesmo que por meio de bolsas de estudo.
    • Somente cotistas que se inscreveram para as modalidades L1 e L2 devem comprovar renda.

     

    A matricula do(a) candidato(a) ingressante nas modalidades L1 e L2 está condicionada a aprovação da sua situação socioeconômica, conforme Lei nº 12.711/2012, e terá caráter provisório até a divulgação dos resultados da entrevista e análise dos documentos realizada pelos(as) Assistentes Sociais do Núcleo de Serviço Social.

    A entrega da documentação exigida e a entrevista realizada com Assistente Social NÃO garante a vaga do(a) candidato(a) à Universidade Federal de Pelotas.

     

    Atenção candidatos das cotas L1, L2 e L4 para realizar todas as etapas da matrícula!

    Para candidatos da cota L1:

    • Os candidatos das cotas L1 devem PRIMEIRAMENTE entregar os documentos para matrícula. Após isso, serão encaminhados para entrevista e entrega dos documentos de comprovação da renda familiar.

     

    Para candidatos da cota L2:

    • Os candidatos das cotas L2 devem PRIMEIRAMENTE entregar os documentos para matrícula. Após isso, será encaminhado à Comissão de Controle na Identificação do Componente Étnico-racial (CCICE), que se encontrará no mesmo endereço reservado para as matrículas e, por fim, serão encaminhados para entrevista e entrega dos documentos de comprovação da renda familiar.

     

    Para candidatos da cota L3:

    • Candidatos desta cota devem entregar os documentos para matrícula, estando dispensados após a assinatura da ata de matrícula. Não precisam realizar nenhum tipo de entrevista.

     

    Para candidatos da cota L4:

    • Os candidatos da cota L4 devem PRIMEIRAMENTE realizar a matrícula. Só após isso serão encaminhados à CCICE (que se encontrará no mesmo endereço reservado para as matrículas) para avaliação da declaração de etnia.

     

     

    Dúvidas frequentes sobre a documentação exigida para matrícula:

     

    • A apresentação do certificado de conclusão do ensino médio é FUNDAMENTAL a matrícula é condicionada a entrega deste documento.

     

    • A carteira de identidade precisa ter sido expedida em data que o concorrente tenha, no mínimo, quinze anos completos. Caso tenha sido feita em data anterior, deve ser levado o protocolo do pedido da identidade nova juntamente com a carteira antiga.

     

    • NÃO SÃO ACEITAS A CARTEIRA DE HABILITAÇÃO E A CARTEIRA DE TRABALHO em substituição à identidade.

     

    • Se o candidato for menor de dezoito anos só precisa entregar título de eleitor após completar dezoito e em data a ser estabelecida.

     

    • Se o candidato for menor de dezoito anos só precisa entregar o certificado de reservista após completar dezoito e em data a ser estabelecida.

     

    • Candidatos com mais de 45 anos estão dispensados da apresentação de certificado de reservista.

     

    • Concorrentes que tenham realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior precisam apresentar parecer da equivalência de estudos da Secretaria da Educação.

     

    • Documentos estrangeiros deverão ser autenticados pela Autoridade Consular Brasileira, no país de origem, e acompanhados da respectiva tradução oficial, em caso de idioma diferente do Português ou Espanhol.

     

    • Candidatos estrangeiros precisam apresentar cópia simples acompanhada do original do passaporte e do visto de permanência no Brasil, ou da carteira nacional de estrangeiro.

     

    Lembramos que as matrículas da primeira convocação desta etapa do SISU Verão na UFPel serão realizadas na Rua Almirante Barroso, 1202, a algumas quadras do centro histórico da cidade e de diversos prédios da universidade. A seguir publicamos um mapa para ajudar na localização. Fique ligado!

     

     

  • Primeira convocação para matrícula – SISU VERÃO 2017 – retificação

    A Coordenação de Registros Acadêmicos publica a retificação da primeira convocação para matrícula dos candidatos da lista de espera UFPEL SISU Verão 2017.

    Atenção: As vagas acrescidas às divulgadas no Edital 03/2017 são provenientes de desligamentos e cancelamentos realizados após a publicação do citado edital.

    Confira no link abaixo o Comunicado 05/2017 contendo as informações para realização da matrícula:

    comunicado_005_2017_retificado

    Confira no link abaixo a retificação da lista de candidatos convocados para matrícula que deverão comparecer no dia, horário e local definidos no comunicado acima para entrega dos documentos :

    Cotas: comunicado_05_2017_convocação_cotas

    Ampla Concorrência: comunicado_05_2017_convocação_ampla_concorrência

    A leitura atenta do Edital nº03/2017 e do comunicado são fundamentais para uma matrícula tranquila.

    O não comparecimento na data e local especificado para matrícula acarretarão a perda da vaga, conforme edital.

    Para consultar sua classificação na Lista de Espera UFPEL acesse a publicação nos links abaixo:

    lista_espera_ufpel_cotas_sisu

    lista_espera_ufpel_ampla_concorrência_sisu

     

    Contato:

    Telefones: (53) 3229-3481 ou (53) 3222-4318

    E-mail: sisu2017@ufpel.edu.br

    Sobre a avaliação das cotas sociais (L1 e L2) e os documentos comprobatórios de renda, devem entrar em contato com o Núcleo de Serviço Social: (53) 3222-4318

    Sobre a avaliação das cotas raciais (L2 e L4), devem entrar em contato com a Coordenação de Ações Afirmativas e Políticas Estudantis : (53) 3284-4042

    Sobre os documentos da matrícula, devem entrar em contato com a Coordenação de Registros Acadêmicos: (53) 3284-4067.

  • Nota de esclarecimento – Lista de Espera Sisu

    A Universidade Federal de Pelotas vem a público informar que, embora a lista de espera para preenchimento de vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), vindas a partir da adesão a um formulário de interesse nas convocações de matrícula, divulgada na data de 9 de março de 2017, esteja correta, foram identificadas inconsistências no comunicado 05/2017, que se refere à primeira convocação para matrícula de candidatos em lista de espera.

    Especificamente na convocação da ampla concorrência, não foram considerados alguns candidatos cotistas que estariam com pontuação suficiente para classificação em tal modalidade, em desacordo com o previsto no edital. Por esse motivo, a Universidade Federal de Pelotas está revisando tais inconsistências e publicará a retificação até o dia 13 de março.

    No entanto, as listas de convocação para as matrículas em vagas voltadas para cotistas, em todas as suas modalidades, estão corretas. A Coordenação de Registros Acadêmicos também salienta que as datas estipuladas para a matrícula permanecem as mesmas.

    http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/03/10/nota-de-esclarecimento-lista-de-espera-sisu/

  • Edital 022/2016 – Resultado preliminar

    RESULTADO PRELIMINAR – EDITAL Nº 022/2016

    REOPÇÃO, REINGRESSO, TRANSFERÊNCIA E PORTADOR DE DIPLOMA

     

    A Coordenadora de Registros Acadêmicos informa o resultado preliminar das solicitações de ingresso nos cursos de graduação nas modalidades de REOPÇÃO, REINGRESSO, TRANSFERÊNCIA e PORTADOR DE DIPLOMA DE ENSINO SUPERIOR (ver link no fim da publicação).

     

    1. DO PRAZO PARA INTERPOR RECURSO

    1.1 Os candidatos ou seu procurador poderão interpor recurso nos dias 13, 14 e 15 de março das 8h15min às 19h45min, devendo o mesmo (clicar neste link) ser entregue somente na Sala 101 da CRA – Prédio da Reitoria (Rua Gomes Carneiro nº 01 – Campus Porto).

    1.2 Não serão aceitos recursos fora do prazo e local estabelecido neste edital.

     

    1. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

    2.1 O Resultado Final será publicado no dia 02/04/2017, condicionado ao envio do resultado dos recursos por parte do colegiado de curso.

    2.2 Conforme previsto no Edital 022/2016 juntamente com o Resultado Final serão publicadas as datas relativas ao cadastro dos aprovados, bem como, as datas de matrícula dos mesmos.

    2.3 A simples aprovação, portanto, não garante vaga dos aprovados para a modalidade de transferência e reingresso.

    2.4 Todos os resultados serão publicados na página da Coordenação de Registros Acadêmicos   http://wp.ufpel.edu.br/cra/

     

    Clique abaixo para acessar o resultado preliminar:

    RESULTADO_PRELIMINAR