MATRÍCULA ESPECIAL

Denomina-se Matrícula Especial a realização de matrícula de um acadêmico em uma disciplina de um curso diferente do seu curso de origem. Esta modalidade de matrícula é regida pelo Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel e está condicionada à disponibilidade de vagas na disciplina e no período letivo desejados. A Matrícula Especial possui período estipulado em cada calendário semestral acadêmico e precisa ser autorizada pelo Colegiado do curso de onde provém o acadêmico, não podendo ultrapassar o número de duas disciplinas cursadas por aluno a cada semestre.

Para realizar a matrícula especial o estudante deve procurar o colegiado do curso onde a disciplina pretendida está sendo ofertada portando uma autorização por escrito do coordenador de seu curso para realizar a matricula e deve comprovar ter os pré-requisitos exigidos para matrícula naquele curso, cabendo ao colegiado receptor a fiscalização quanto ao cumprimento dos requisitos.

Para poder realizar a matricula especial o estudante deve estar matriculado no mínimo de créditos previstos para o seu curso, com exceção dos prováveis formando, sendo que a solicitação destes deverá ser encaminhada à CRA. Alunos ingressantes também podem realizar matrícula especial.

Não será permitida a matrícula em atividades curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários.