GUIA PRÁTICO DE MATRÍCULA – PRIMEIRA ETAPA SISU 2017/1

Olá, seja bem-vindo! A UFPel te parabeniza pela escolha e pela tua aprovação! Este guia tem por objetivo ajudar a esclarecer as principais dúvidas que os candidatos possam ter sobre a primeira etapa da nossa matrícula, e sobre as etapas que virão depois. Lembramos que a leitura do edital desta primeira etapa é ESSENCIAL, portanto este guia em nenhum momento o substitui. Podes acessar o edital neste link: http://wp.ufpel.edu.br/cra/2017/01/27/sisu-verao-2017-1a-etapa/

O QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE SABER

Orientações gerais:

• Fique atento aos dias e horários estipulados no cronograma de matrículas, pois não será permitida nenhuma matrícula fora destes prazos.

• Só poderão fazer matrícula os candidatos selecionados nesta etapa.

• Atente para não deixar de trazer a documentação completa exigida!

• Alguns documentos são exigidos tanto para a matrícula quanto para a comprovação de renda, nesses casos o candidato precisa trazer mais de uma cópia destes documentos.

• Os cursos são divididos em dias e turnos específicos no edital para fins de organização, porém, nesta primeira etapa é permitido comparecer em qualquer um dos dias e horários previstos no edital. Lembrando que isto vale apenas para esta etapa. NÃO PARA A CHAMADA ORAL!

• Quem fizer matrícula nesta etapa na sua segunda opção de curso seguirá concorrendo na primeira opção para a Chamada Oral, desde que confirme interesse dentro do prazo estabelecido no calendário e no sistema do SISU.

• Quaisquer informações sobre esta e sobre as próximas etapas serão publicados pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), no endereço http://wp.ufpel.edu.br/cra/category/editais-sisu/ a qualquer momento, sendo de responsabilidade do candidato a verificação frequente da página da CRA.

Candidatos inscritos por cotas sociais

Para todas as modalidades de cotas:

• Cotistas das quatro modalidades (L1, L2, L3 e L4) precisam comprovar, por meio de histórico ou certificado de conclusão, que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas brasileiras.
  • Não poderão concorrer às vagas reservadas para cotas os estudantes que tenham cursado, parcial ou integralmente, o Ensino Médio em escolas particulares, mesmo que por meio de bolsas de estudo.
  • Somente cotistas que se inscreveram para as modalidades L1 e L2 devem comprovar renda.

A matricula do(a) candidato(a) ingressante nas modalidades L1 e L2 está condicionada a aprovação da sua situação socioeconômica, conforme Lei nº 12.711/2012, e terá caráter provisório até a divulgação dos resultados da entrevista e análise dos documentos realizada pelos(as) Assistentes Sociais do Núcleo de Serviço Social.

A entrega da documentação exigida e a entrevista realizada com Assistente Social NÃO garante a vaga do(a) candidato(a) à Universidade Federal de Pelotas.

Atenção candidatos das cotas L1, L2 e L4 para realizar todas as etapas da matrícula!

Para candidatos da cota L1:

• Os candidatos das cotas L1 devem PRIMEIRAMENTE entregar os documentos para matrícula. Após isso, serão encaminhados para entrevista e entrega dos documentos de comprovação da renda familiar.

Para candidatos da cota L2:

• Os candidatos das cotas L2 devem PRIMEIRAMENTE entregar os documentos para matrícula. Após isso, será encaminhado à Comissão de Controle na Identificação do Componente Étnico-racial (CCICE), que se encontrará no mesmo endereço reservado para as matrículas e, por fim, serão encaminhados para entrevista e entrega dos documentos de comprovação da renda familiar.

Para candidatos da cota L3:

• Candidatos desta cota devem entregar os documentos para matrícula, estando dispensados após a assinatura da ata de matrícula. Não precisam realizar nenhum tipo de entrevista.

Para candidatos da cota L4:

• Os candidatos da cota L4 devem PRIMEIRAMENTE realizar a matrícula. Só após isso serão encaminhados à CCICE (que se encontrará no mesmo endereço reservado para as matrículas) para avaliação da declaração de etnia.

Dúvidas frequentes sobre a documentação exigida para matrícula:

• A apresentação do certificado de conclusão do ensino médio é FUNDAMENTAL a matrícula é condicionada a entrega deste documento.

• carteira de identidade precisa ter sido expedida em data que o concorrente tenha, no mínimo, quinze anos completos. Caso tenha sido feita em data anterior, deve ser levado o protocolo do pedido da identidade nova juntamente com a carteira antiga.

• NÃO SÃO ACEITAS A CARTEIRA DE HABILITAÇÃO E A CARTEIRA DE TRABALHO em substituição à identidade.

• Se o candidato for menor de dezoito anos só precisa entregar título de eleitor após completar dezoito e em data a ser estabelecida.

• Se o candidato for menor de dezoito anos só precisa entregar o certificado de reservista após completar dezoito e em data a ser estabelecida.

• Candidatos com mais de 45 anos estão dispensados da apresentação de certificado de reservista.

• Concorrentes que tenham realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior precisam apresentar parecer da equivalência de estudos da Secretaria da Educação.

• Documentos estrangeiros deverão ser autenticados pela Autoridade Consular Brasileira, no país de origem, e acompanhados da respectiva tradução oficial, em caso de idioma diferente do Português ou Espanhol.

• Candidatos estrangeiros precisam apresentar cópia simples acompanhada do original do passaporte e do visto de permanência no Brasil, ou da carteira nacional de estrangeiro.

Lembramos que as matrículas da primeira etapa do SISU Verão na UFPel serão realizadas na Rua Almirante Barroso, 1202, a algumas quadras do centro histórico da cidade e de diversos prédios da universidade. A seguir publicamos um mapa para ajudar na localização. Fique ligado!

Publicado em 30/01/2017, em Notícias. Marcado com as tags Guia de matrícula, Matrícula, primeira etapa, Sisu.