Início do conteúdo
Quem somos

Um dos princípios básicos das relações republicanas diz respeito à disponibilização de espaços de participação e deliberação do mais amplo espectro de atores possíveis de uma sociedade ou grupo social. A universidade, unidade basilar de qualquer sociedade republicana, deve permitir e incentivar a participação plena de sua comunidade nos rumos a serem trilhados na consecução de seus objetivos e finalidades.

Por outro lado, é sabido de todos que as normatizações que orientam a vida acadêmica/funcional da UFPel atualmente estão defasadas frente às inúmeras mudanças que nossa universidade e a sociedade do conhecimento vem sofrendo nas últimas décadas.

Dessa forma, torna-se imprescindível não somente a atualização de documentos tais como o Estatuto e o Regimento Geral da Universidade, bem como o Projeto Pedagógico Institucional e o Projeto de Desenvolvimento Institucional, mas, também, mudanças que ocorram com o protagonismo da comunidade acadêmica da UFPel e de uma coordenação destinada a orientar, organizar e instigar estas e outras ações que pressuponham a participação de ampla parcela dos atores institucionais da UFPel.