convênio de estágios

CONVÊNIOS DE ESTÁGIO

Os Convênios para concessão de estágios são acordos formalizados entre uma INSTITUIÇÃO DE ENSINO (onde o aluno estuda) e uma INSTITUIÇÃO CONCEDENTE (onde ele realizará o estágio).  Eles se baseiam em um projeto entre a UFPEL e outra entidade, com o objetivo de estabelecer parcerias, gerando o intercâmbio de conhecimento prático e permitindo que estudantes da UFPel conheçam outras instituições e suas rotinas de trabalho, bem como que estudantes de outras instituições venham estagiar na UFPel.

Importante: para o aluno da UFPEL fazer estágio em outra instituição não é obrigatório que exista convênio, de acordo com a legislação específica. Todos os estágios serão amparados pelo Termo de Compromisso de Estágios, documento assinado entre o aluno, seu professor coordenador, a Instituição de Ensino e a Instituição Concedente. Esse documento assegura para as partes todas as garantias previstas na Lei dos Estágios e sua formalização é mais rápida e menos burocrática. Por isso, é recomendado realizar o estágio diretamente através do Termo de Compromisso Individual de Estágio. Para saber mais, acesse o site da Coordenadoria de Ensino e Currículo da Pró-Reitoria de Graduação ( http://wp.ufpel.edu.br/cec/pagina-exemplo/ ).

Caso a instituição exija que se faça convênio: o docente coordenador dos estágios na unidade acadêmica interessada (curso) deverá entrar em contato com a Pró Reitoria de Graduação, através da Coordenação de Estágios. Este órgão decidirá sobre a abertura do processo administrativo para a assinatura do convênio.

 

Contato PRG:

Fone: (53) 3284-4066

E-mail: prg.coordenacaodeensino@gmail.com

http://wp.ufpel.edu.br/cec/pagina-exemplo/

 

Caso aprovada a solicitação, o coordenador deverá levar para a PRG os documentos listados abaixo:

I.Comunicação oficial (ofício ou memorando) solicitando a assinatura do convênio (como uma carta de intenções da Cooperação para estágio curricular);

II.Projeto ou projeto acadêmico; (verificar se a base é a grade de ensino e incluir a parte que embasa este estágio);

III. Documentos que comprovem a aprovação do projeto na unidade acadêmica; (se for grade curricular, incluir sua aprovação);

IV.Plano de trabalho (modelo de Plano de Trabalho Estágio);

V.Ficha de cadastro do coordenador (modelo de Cadastro coordenador);

 

Para mais informações, clique aqui.