Início do conteúdo
PPI

PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL
É o documento que explicita a identidade institucional e aborda, dentre outros, os seguintes temas:

– origem e contexto: descreve o processo que levou a criação da UFPel a realidade atual da região onde se insere

– inserção regional: explicita compromissos com a região e anuncia suas estratégias de ação

– concepção de universidade: define a Universidade enquanto instituição social e seus compromissos com o desenvolvimento de pessoas e da sociedade; sua relação com a comunidade externa, coerente com os princípios que devem presidir sua atuação.

– missão, visão e valores: definem a razão de existir, o estágio futuro desejado e os valores que devem presidir as relações e os atos institucionais.

– perfil do egresso: anuncia o profissional que a instituição precisa formar, a partir da visão de sociedade adotada e de seus compromissos sociais.

– concepção de formação acadêmica: estabelece como a instituição pretende alcançar a formação do egresso no perfil desejado; deverá fixar os princípios curriculares, como, p. ex., contextualização, indissociabilidade, intencionalidade, relação teoria e prática, interdisciplinaridade, flexibilidade, autonomia.

– perfil dos servidores docentes e técnico-administrativos: define as competências necessárias para que sejam protagonistas da instituição anunciada e na formação do estudante no perfil desejado.