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    Notícias
  • Comissão de Sitematização tem reunião nesta segunda (16)

    A Comissão de Sistematização terá mais uma reunião. O encontro será na próxima segunda-feira, dia 16, das 14h às 17h, no prédio do Lyceu, na Sala dos Conselhos.

    Na pauta, além de informes, estará a solicitação do Conselho Universitário (Consun) da proposta de um novo cronograma de trabalho da Comissão de Sistematização da Constituinte. Serão abordados a reestruturação do cronograma e outros assuntos.

  • Discentes são indicados para Comissão de Acompanhamento

    Dois discentes foram indicados, durante a reunião do Conselho Universitário nesta sexta-feira (13), para compor a Comissão de Acompanhamento da Constituinte Universitária. São eles Wesley Jablonsk, para titular, e Icaro Chagas, para suplente. A indicação foi feita pela representação dos estudantes no Conselho e aprovada pelo plenário.

  • Resultado da eleição de TAs para a Comissão de Sistematização

    A comissão de Acompanhamento informa o resultado das eleições para três vagas de servidores técnico-administrativos, visando compor a Comissão de Sistematização da Constituinte.

    Eleitos:

    – Luciano Ávila dos Santos (titular) e Cláudio Luís Moura da Silva (suplente) – 101 votos.

    – Rosalina Vieira dos Anjos (titular) e Antônio Augusto da Silva Azambuja (suplente) – 100 votos.

    – Janaína da Silva Guerra (titular) e Carmen Denise da Cruz Rossbach (suplente) – 96 votos.

  • Novo calendário de sistematização deve ser apresentado até o dia 4

    O Conselho Universitário (Consun) está solicitando à Comissão de Sistematização da Constituinte Universitária que apresente, até o dia 4 de dezembro, proposta de novo cronograma de trabalho. O Consun deverá, ainda em dezembro, deliberar sobre o novo calendário de trabalhos da Comissão. O pedido, aprovado pelo Conselho nesta terça-feira (10), se fez necessário em função da impossibilidade de cumprimento, pela Comissão de Sistematização, do determinado na Resolução 33 do Consun de outubro de 2014, que coloca para o fim de 2015 o prazo para conclusão das atividades de sistematização.

    O novo cronograma começou a ser discutido pela Comissão na sua primeira reunião depois da greve dos servidores técnico-administrativos, realizada na noite desta segunda-feira, no Lyceu. Os debates sobre a pauta prosseguirão no próximo encontro, marcado para a segunda-feira (16), às 14h, em local ainda a ser definido.

    DSC_8861Convocados pela Comissão de Acompanhamento da Constituinte a comparecerem à reunião do Consun nesta terça-feira, os membros da Executiva da Comissão de Sistematização prestaram informações aos conselheiros sobre o andamento dos trabalhos e as causas da impossibilidade do cumprimento do prazo já estabelecido para o fim das atividades, 31 de dezembro de 2015.

    O servidor técnico-administrativo Sérgio Christino, um dos três membros da Executiva da Comissão de Sistematização, fez um breve relato dos trabalhos do grupo, desde o fim de 2014, e listou os motivos da interrupção dos trabalhos, sendo o principal a greve dos STAs das Universiade, que durou quatro meses. Foram causas também recessos e férias acadêmicas. No total, disse Christino, foram três meses e meio de trabalho, desde dezembro de 2014, com dez reuniões, sendo que quatro destas não sairam por falta de quórum. Ele lembrou que neste período a Comissão aprontou seu Regimento Interno, publicado na página da Universidade, e realizou intenso debate sobre os princípios norteadores do trabalho de redação dos três documentos a serem apresentados pela Comissão, que são o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), o Estatuto e o Regimento da UFPel.  A Comissão de Sistematização deverá submeter à comunidade, para debate, os princípios éticos norteadores sugeridos.

     

  • Comissão de Sistematização realiza reunião nesta segunda (9)

    A Comissão Executiva da Constituinte Universitária da Universidade Federal de Pelotas convoca para reunião da Comissão de Sistematização, a realizar-se nesta segunda-feira (9), das 19h às 22h, na Sala dos Conselhos Superiores, localizada na praça Sete de Julho, 180.

    Na pauta, estão informes, avaliação do prazo estipulado para conclusão dos trabalhos e reestruturação do cronograma, além de outros assuntos.

  • Eleitor pode votar em até 3 chapas no pleito de STAs da Constituinte

    Está sendo publicado um edital retificador ao que foi lançado sobre as eleições para representação dos servidores técnico-administrativos para a Comissão de Sistematização da Constituinte Universitária. A correção está no item seis, que dizia que o eleitor deveria marcar, na cédula de votação, apenas um candidato e seu respectivo suplente.

    Já que são três vagas lançadas, cada eleitor poderá votar em até três chapas (sendo cada chapa formada por um titular e um suplente), nos moldes da primeira eleição. Confira o edital de retificação em   Retificação ao edital para técnicos administrativos Novo .

    A Comissão de Acompanhamento realiza a eleição no dia 9 de novembro, para recompor a Comissão de Sistematização da Constituinte.

    Todos os servidores técnico-administrativos da Universidade em atividade – mesmo que estejam em licença saúde ou afastados para qualificação – podem participar da eleição de três representantes titulares e seus respectivos suplentes.

    A inscrição de candidaturas ao pleito será realizada até esta quarta-feira, 28 de outubro, na Secretaria dos Conselhos, das 8h às 17h30min.

    A votação ocorrerá das 6h às 20h. As urnas estarão na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), na Secretaria dos Conselhos, no Campus Porto (Anglo) e no Hospital Escola (HE). O horário de funcionamento de cada uma das urnas será definido pela Junta Eleitoral.

    A eleição será direta, com voto secreto. O eleitor deve se identificar através de documento oficial com foto.

    Os resultados serão divulgados pela Comissão de Acompanhamento até o dia 10 de novembro.

    Veja mais detalhes do processo no documento de convocação, que está disponível abaixo (já retificado).

    CONVOCACAO-ELEICAO-CA-TAs-2015-1

  • Reunião mais uma vez esbarra no quórum

    A ausência de representantes dos três segmentos – discentes, técnico-administrativos e docentes – tem dificultado o processo da Comissão de Sistematização da Constituinte Universitária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Incumbido da missão de elaborar o Projeto Institucional e atualizar o Estatuto e o Regimento Geral, o grupo tem sofrido com as faltas constantes. Já é a terceira vez que a reunião não é realizada devido à falta de quórum.

    Conforme a Resolução 33/2014 do Conselho Universitário (CONSUN), perdem o mandato aqueles que tiverem três faltas consecutivas ou cinco alternadas. No fim da semana passada, a Comissão Executiva fez o levantamento das faltas. Perderão o mandato, por conta disso, 11 duplas de representação dos alunos, duas de representação dos servidores e uma dupla de professores. Eles serão informados oficialmente.

    Na manhã desta segunda-feira (25), com a reunião já marcada, a Comissão de Sistematização tentou retomar as discussões, que no momento giram em torno de aprovação do texto para apresentação de princípios propostos e a continuidade da discussão a respeito de princípios e fins da UFPel, além da organização de Grupos de Trabalho (GTs). No entanto, até mesmo o volume de pessoas necessário – reajustado em vista das perdas de mandato – não foi o suficiente para que o encontro fosse à frente.

    A Comissão de Acompanhamento (CA) deverá chamar novas eleições para a recomposição do quórum. A expectativa é que o pleito seja realizado em junho. Segundo um dos integrantes da Comissão Executiva, Sérgio Christino, não serão convocadas novas reuniões até que os próximos representantes dos segmentos tenham sido eleitos.

    Papel fundamental
    As mudanças ao longo da existência da Universidade – incluindo sua expansão, que agora atinge a marca de 19,3 mil alunos, 1,3 mil professores e 1,3 mil técnico-administrativos – exigem que os documentos mais importantes sejam reavaliados.

    A integrante da CA, Lorena Gill, lembra que existe uma nova conjuntura e os documentos – que, embora tenham sofrido alterações ao longo do tempo, mantêm a essência da época da fundação da UFPel – precisam ser modificados à luz dessas transformações. “O papel deles [representantes dos segmentos na Comissão da Constituinte] é ouvir a comunidade sobre os aspectos mais importantes que devem estar nesses documentos”, pontuou.

  • Reunião desta segunda-feira (25) será no Lyceu

    A Comissão de Sistematização da Constituinte Universitária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) terá reunião nesta segunda-feira, dia 25. O encontro será realizado das 8h30min às 11h30min, na sala de reuniões do Conselho Universitário (Consun), no Lyceu Rio-Grandense.

    Na pauta, estão a aprovação do texto para apresentação de princípios propostos e a continuidade da discussão a respeito de princípios e fins da UFPel, além da organização de Grupos de Trabalho (GTs).

    Já há duas reuniões a falta de quórum está trancando os trabalhos da Comissão. Na reunião do dia 28 de abril, que foi extraordinária, ocorreu a ausência de representantes dos três segmentos. Já no encontro do dia 13 de maio, não foi possível instalar oficialmente a reunião por falta de representações dos estudantes.

    Em função do problema, a Comissão Executiva da CS está oficiando a Comissão de Acompanhamento (CA) para informar a frequência dos encontros, solicitar as medidas que a CA julgue cabíveis para a situação e pedir uma reunião formal entre as duas Comissões, para avaliar o andamento dos trabalhos até aqui. Conforme o Regimento Interno da Comissão de Sistematização, a perda do mandato de constituinte pode ocorrer nos casos de três faltas consecutivas ou cinco alternadas do titular e do suplente.

    Mesmo não sendo as reuniões instaladas oficialmente, os constituintes têm aproveitado o tempo e o encontro para debater a pauta.

  • Falta de quórum tranca trabalhos da Constituinte

    DSC_08602DSC_08632A falta de quórum está trancando, já há duas reuniões, os trabalhos da Comissão de Sistematização (CS) da Constituinte Universitária da UFPel. Na reunião do dia 28 de abril, que foi extraordinária, ocorreu a ausência de representantes dos três segmentos. Já no encontro desta quarta-feira (13) pela manhã, não foi possível instalar oficialmente a reunião por falta de representações dos estudantes. As reuniões têm ocorrido nos auditórios do Campus Porto (Anglo).

    Em função do problema, a Comissão Executiva da CS está oficiando a Comissão de Acompanhamento (CA) para informar a frequência dos encontros, solicitar as medidas que a CA julgue cabíveis para a situação e pedir uma reunião formal entre as duas Comissões, para avaliar o andamento dos trabalhos até aqui.

    Conforme o Regimento Interno da Comissão de Sistematização, a perda do mandato de constituinte pode ocorrer nos casos de três faltas consecutivas ou cinco alternadas do titular e do suplente.

    Ao mesmo tempo em que está sendo enviado o ofício à Comissão de Acompanhamento, a Executiva da CS buscará conversar com o segmento estudantil, na busca de averiguar o que está ocorrendo com as representações e solucionar o problema.

    Mesmo não sendo as reuniões instaladas oficialmente, os constituintes têm aproveitado o tempo e o encontro para debaterem a pauta, que neste momento gira em torno dos princípios e fins da UFPel e a organização de Grupos de Trabalho (GTs).

    Conforme o cronograma de trabalho já estabelecido, a próxima reunião ordinária ocorre no dia 25 de maio.

    Apoio

    A Comissão de Sistematização passará a contar com um estagiário, designado pela Comissão de Acompanhamento, para apoiar as atividades de sistematização.

  • Debates prosseguem nesta quarta (13)

    A Comissão de Sistematização da Constituinte Universitária da UFPel terá mais uma reunião na próxima quarta-feira, dia 13. O encontro será das 8h30min às 11h30min, no Auditório Acadêmico – localizado no quarto andar do Campus Porto (Anglo).

    Na pauta estarão, além de informes, a aprovação do texto para apresentação de princípios propostos, a continuidade da discussão a respeito de princípios e fins da UFPel e a organização de Grupos de Trabalho (GTs).