Novo calendário de sistematização deve ser apresentado até o dia 4

O Conselho Universitário (Consun) está solicitando à Comissão de Sistematização da Constituinte Universitária que apresente, até o dia 4 de dezembro, proposta de novo cronograma de trabalho. O Consun deverá, ainda em dezembro, deliberar sobre o novo calendário de trabalhos da Comissão. O pedido, aprovado pelo Conselho nesta terça-feira (10), se fez necessário em função da impossibilidade de cumprimento, pela Comissão de Sistematização, do determinado na Resolução 33 do Consun de outubro de 2014, que coloca para o fim de 2015 o prazo para conclusão das atividades de sistematização.

O novo cronograma começou a ser discutido pela Comissão na sua primeira reunião depois da greve dos servidores técnico-administrativos, realizada na noite desta segunda-feira, no Lyceu. Os debates sobre a pauta prosseguirão no próximo encontro, marcado para a segunda-feira (16), às 14h, em local ainda a ser definido.

DSC_8861Convocados pela Comissão de Acompanhamento da Constituinte a comparecerem à reunião do Consun nesta terça-feira, os membros da Executiva da Comissão de Sistematização prestaram informações aos conselheiros sobre o andamento dos trabalhos e as causas da impossibilidade do cumprimento do prazo já estabelecido para o fim das atividades, 31 de dezembro de 2015.

O servidor técnico-administrativo Sérgio Christino, um dos três membros da Executiva da Comissão de Sistematização, fez um breve relato dos trabalhos do grupo, desde o fim de 2014, e listou os motivos da interrupção dos trabalhos, sendo o principal a greve dos STAs das Universiade, que durou quatro meses. Foram causas também recessos e férias acadêmicas. No total, disse Christino, foram três meses e meio de trabalho, desde dezembro de 2014, com dez reuniões, sendo que quatro destas não sairam por falta de quórum. Ele lembrou que neste período a Comissão aprontou seu Regimento Interno, publicado na página da Universidade, e realizou intenso debate sobre os princípios norteadores do trabalho de redação dos três documentos a serem apresentados pela Comissão, que são o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), o Estatuto e o Regimento da UFPel.  A Comissão de Sistematização deverá submeter à comunidade, para debate, os princípios éticos norteadores sugeridos.

Publicado em 10/11/2015, na categoria Sem categoria.