Constituinte faz primeira reunião de 2015

001 003 Instalada em dezembro de 2014, a Constituinte Universitária da UFPel realizou sua primeira reunião do ano nesta segunda-feira (16/3), à tarde, no auditório da Reitoria, no Campus Porto. O primeiro encontro foi dedicado à discussão do Regimento Interno da Constituinte, ou seja, a definição das regras de como se darão os trabalhos do fórum.

Os 66 membros da Constituinte (22 de cada segmento- estudantes, servidores docentes e servidores técnico-administrativos) foram eleitos em novembro de 2014 e terão como primeira missão a redação do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Universidade, o que deverá ser feito até a metade do ano. A ideia é que os outros documentos a serem elaborados, os novos Regimento Geral e Estatuto da UFPel, estejam prontos até o fim do ano, após passarem pelos apreciações da comunidade e do Conselho Universitário.

Nova reunião ocorrerá já na próxima semana, às 19h da terça-feira, dia 24, também no auditório da Reitoria, sendo o encontro seguinte 15 dias depois. Na pauta, a continuação das discussões sobre o Regimento Interno da Constituinte.

O que é Constituinte

A Constituinte Universitária é um processo participativo, com o objetivo de elaborar o Projeto Institucional e atualizar o Estatuto e o Regimento Geral, na busca de uma Universidade sincronizada com o seu tempo e sintonizada com o desenvolvimento sustentável da sociedade.

A participação dos três segmentos da Comunidade Acadêmica nesse processo está assegurada pela metodologia que foi construída democraticamente, a partir de discussões na Comunidade, e da aprovação no Conselho Universitário.

Os documentos que serão atualizados dividem-se em dois grupos:

Projeto Institucional  (Engloba o PPI – Projeto Pedagógico Institucional e o PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional). O PDI será feito por Grupo de Trabalho composto por representações da Administração Superior e das direções de unidades acadêmicas. A proposta de texto elaborada deverá ser apreciada pela comunidade em maio e depois pelo Consun, em junho.

Estatuto e Regimento Geral.

Saiba mais em GR_Folder Constituinte (WEB) .

Publicado em 16/03/2015, na categoria Sem categoria.